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dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537816801948657pt_BR
dc.contributor.referee2Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823519245400422pt_BR
dc.contributor.referee3Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Machado, Nathalye Nallon-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1881942030542157pt_BR
dc.creatorSantos, Vinícius Rangel dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2328963682314452pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T11:51:10Z-
dc.date.available2024-01-25-
dc.date.available2024-01-25T11:51:10Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16552-
dc.description.abstractFrom the perspective that photographs are visual narratives, covered by knowledge/power relationships, and that they touch the subjectivities, the present dissertation aims at investigating part of the photographs forming the historical inventory of Juiz de Fora Education Secretariat, based on the following questions: What do these images allow us to say about education and its subjects between 1967 and 1974? The herein proposed time frame comprises the time prior to the creation of this governmental bureau – in 1969 – and goes all the way up to the second administration by Itamar Augusto Cautiero Franco as Juiz de Fora mayor. Inspired by the post-critical research theories in education, this study does not expect to consolidate a totalizing and ultimate knowledge about the possibilities the research images set, but, to promote displacements among feasibilities by setting convergence and/or dispersion points, and by problematizing their meanings, uses and likely readings. By using the theoretical assumptions that rise from studies of memoires and of Visual Culture, photographs are taken as discontinuous discourses entangled by singular productions crossed by intentions and senses; they cross the institutions, the discursive practices, the power networks and the political regime of truth. Photographs used in the current research act in an education process of the sight because it is ‘instrumentalized’ by the constitution of a past that tells about the educational practices in this municipality, as well as amplifies the sense of education to spheres beyond events in school institutions, by taking into account the images that tell about education processes that encompass subjects and activate an education tangent to images.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da perspectiva que fotografias constituem narrativas visuais, perpassadas por relações de saber-poder e que dizem diretamente às subjetividades, a presente dissertação se dedica a investigar parte das fotografias que constituem o acervo histórico da Secretaria de Educação de Juiz de Fora partindo da seguinte questão: o que essas imagens nos possibilitam dizer sobre a educação e os sujeitos no período entre 1967 a 1974? O recorte temporal proposto compreende o período que antecede a criação da pasta governamental – em 1969 – e se estende até o segundo mandato de Itamar Augusto Cautiero Franco enquanto prefeito de Juiz de Fora. Inspirado pelas teorias pós-críticas de pesquisa em educação, o estudo não almeja consolidar um conhecimento totalizante, absoluto, acerca das possibilidades que as imagens da pesquisa configuram, mas sim, promover deslocamentos entre suas viabilidades, estabelecendo pontos de convergência e/ou dispersão, problematizando seus significados, seus usos e suas possíveis leituras. Utilizando pressupostos teóricos que emergem dos estudos da memória e da Cultura Visual, as fotografias são tomadas como discursos descontínuos, engendradas por produções singulares, atravessadas por intencionalidades e sentidos, intercruzando as instituições, as práticas discursivas, as redes de poder e ao regime político de verdade. Instrumentalizando-se na constituição de um passado que diz das práticas educativas no município, as fotografias utilizadas na pesquisa atuam em um processo de educação do olhar, ampliando o sentido de educação para além dos acontecimentos nas instituições escolares, considerando que as imagens dizem de processos educativos que perpassam os sujeitos, acionando uma educação tangenciada por imagens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSecretaria de Educação de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectPhotographspt_BR
dc.subjectMemoirspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectJuiz de Fora Education Secretariatpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDas fotografias às memórias: a Secretaria de Educação de Juiz de Fora e os fragmentos da educação municipal (1967-1974)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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