Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16545
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nataliarosafantin.pdfPDF/A14.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, José Gustavo Francis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007018919636001pt_BR
dc.contributor.referee2Checcucci, Érica de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2485171251178464pt_BR
dc.creatorFantin, Natália Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802349169432649pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T15:23:23Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T15:23:23Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16545-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research into the implementation of building information modeling (BIM) in the teaching of Architecture and Urbanism. The field of teaching Architecture and Urbanism has a challenge nowadays in relation to the level of proximity and integration with new technologies, therefore, this work aims to highlight the possibilities and limitations of implementing BIM in the teaching of Architecture and Urbanism. Urbanism in the course at the Faculty of Architecture and Urbanism at the Federal University of Juiz de Fora (CAU/FAU/UFJF). With a descriptive and exploratory qualitative methodological approach with the character of participatory research, we started with a literature review on the implementation of BIM in higher education institutions (HEIs) and outlined the main concepts that made it possible to nourish an analysis of data from the empirical collection carried out. It was possible to gather interpretations that guided the construction of a matrix of weaknesses, threats, strengths and opportunities for BIM implementation in teaching at CAU/FAU/UFJF.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre a implementação da modelagem da informação da construção (BIM) no ensino de Arquitetura e Urbanismo. O campo do ensino da Arquitetura e Urbanismo possui um desafio nos dias atuais em relação ao nível de proximidade e integração com as novas tecnologias, sendo assim, este trabalho tem como objetivo evidenciar as possibilidades e as limitações da implementação do BIM no ensino de Arquitetura e Urbanismo no curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAU/FAU/UFJF). Com uma abordagem metodológica qualitativa, descritiva e exploratória com caráter de pesquisa participante, partiu-se de uma revisão de literatura sobre a implementação do BIM em instituições de ensino superior (IES) e delineou-se os principais conceitos que possibilitaram nutrir uma análise dos dados da coleta empírica realizada. Foi possível reunir interpretações que balizaram a construção de uma matriz de fraquezas, ameaças, forças e oportunidades da implementação BIM no ensino do CAU/FAU/UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCélula BIMpt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectBIMpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectBIM cellpt_BR
dc.subjectArchitecture and urbanismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titlePossibilidades e limitações da implementação do BIM no ensino de Arquitetura e Urbanismo do CAU/FAU/UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons