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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As influências dos modais de transporte na economia brasileira: uma análise insumo produto
Author: Oliveira, Valtair Barbosa de
First Advisor: Pereira, Marcílio Zanelli
Referee Member: Taveira, Juliana Gonçalves
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar o impacto dos diferentes modais de transporte na economia brasileira. Foi utilizado o método de insumo-produto tendo como base a matriz desenvolvida pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo que abrange o panorama econômico brasileiro no ano de 2018. Foram realizados testes dos índices de Hirschman-Rasmussen para trás e para frente para identificar as dependências intersetoriais dos meios de transporte na cadeia produtiva nacional. Adicionalmente, foi aplicada a técnica de extração hipotética para avaliar os efeitos setoriais na produção e emprego de cada setor de transporte. A conclusão encontrada é que a cadeia de transporte nacional é muito dependente dos modais de transporte terrestre, uma vez que este foi o único setor de transporte classificado como setor-chave na economia, além de ser o que gerou mais impacto com sua extração hipotética. Portanto, seria necessária a criação de políticas públicas que promovessem o desenvolvimento dos outros modais de transporte, visando uma maior eficiência e competitividade na malha de transporte brasileira através do transporte intermodal.
Abstract: The objectives of this research were to identify and analyze the impact of different transportation modals on the Brazilian economy. The input-output method was used based on the matrix developed by the University of Sao Paulo Regional and Urban Economics Lab, which covers the Brazilian economic landscape in 2018. Tests of Hirschman-Rasmussen indices were conducted for backward and forward linkages to identify intersectoral dependencies of transportation modals in the national production chain. Additionally, the hypothetical extraction technique was applied to assess the sectoral effects on production and employment for each transportation sector. The conclusion reached is that the national transportation chain is highly dependent on land transportation modes, as this was the only transportation sector classified as a key sector in the economy, and it also generated the most impact with its hypothetical extraction. Therefore, it would be necessary to create public policies that promote the development of other transportation modals, aiming for greater efficiency and competitiveness in the Brazilian transportation network through intermodal transportation.
Keywords: Modelo Insumo-Produto
Modais de Transporte
Extração Hipotética
Análise setorial
Brasil
Input-Output Model
Transportation Modals
Hypothetical Extraction
Sectoral Analysis
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16540
Issue Date: 14-Dec-2023
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