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Tipo: Tese
Título: Utilização dos ciclos 2010-2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes como ferramenta de verificação do desenvolvimento de competências nos estudantes de Odontologia: análise do perfil de formação dos odontólogos brasileiros
Autor(es): Carvalho, Flávio Narciso
Primeiro Orientador: Carmo, Antônio Márcio Resende do
Membro da banca: Campos, Marcio José da Silva
Membro da banca: Machado, André Luiz Barbosa
Membro da banca: Bonato, Letícia Ladeira
Membro da banca: Machado, André Guimarães
Resumo: As profundas mudanças no mundo do trabalho trouxeram novos desafios à educação. Portanto, as escolas também precisam mudar. É necessário considerar o objetivo final de cada plano de ensino e avaliar se o aluno atingiu esse objetivo. Considerando a realidade metodológica do ensino da Odontologia, onde se tem muitas instituições aplicando o modelo de ensino tradicional e na outra ponta os órgãos reguladores aplicando avaliações que mensuram o desenvolvimento de competências, faz necessário verificar as competências mais desenvolvidas pelos estudantes de Odontologia durante a graduação em todas as regiões do país nos últimos dez anos e se existe diferença entre instituições públicas e privadas. Para o desenvolvimento deste estudo foi necessária uma base considerável. Foram utilizados os microdados do Enade disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), dados do censo educacional e informações institucionais constates no e-MEC e nos sites institucionais. Foram também utilizados relatórios síntese de cada instituição e cada um dos ciclos do exame compreendidos no período estudado. Para avaliação das competências, foi criado um sistema de classificação das questões objetivas das provas dos exames, onde as mesmas foram classificadas conforme as competências avaliadas e a área da Odontologia que se refere. Os dados foram submetidos a análise estatística e os resultados parciais demonstraram a comparação dos percentuais de acertos em TODAS as IES (Públicas e Privadas) resultou no p-valor = 0.0730 (não significante), sinalizando não existir real diferença de acertos e desenvolvimento das Competências entre IES públicas e privadas. Podemos observar também que houve evolução nas médias de aproveitamento em todas as regiões entre 2010 e 2019 com uma maior evolução na região norte, chegando a ser a região com maior média de desenvolvimento de competências gerais e se aproximando das demais regiões no desenvolvimento de competências específicas
Abstract: The profound changes in the world of work brought new challenges to education. Therefore, schools also need to change. It is necessary to consider the final objective of each teaching plan and assess whether the student has achieved this objective. Considering the methodological reality of dentistry teaching, where there are many institutions applying the traditional teaching model and at the other end the regulatory bodies applying assessments that measure the development of skills, it is necessary to verify the skills most developed by dentistry students during graduation in all regions of the country in the last ten years and whether there is a difference between public and private institutions. For the development of this study a considerable base was needed. Enade microdata provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), data from the educational census and institutional information contained in e-MEC and institutional websites were used. Summary reports of each institution and each of the examination cycles included in the studied period were also used. For the assessment of competences, a classification system was created for the objective questions of the exams, where they were classified according to the evaluated competences and the area of Dentistry to which they refer. The data were subjected to statistical analysis and the results showed the comparison of the percentages of correct answers in ALL HEIs (Public and Private) resulted in pvalue = 0.0730 (not significant), therefore, there is no real difference in correct answers and development of Skills between public and private HEIs. We can also observe that there was an evolution in the averages of achievement in all regions between 2010 and 2019 with a greater evolution in the north region, becoming the region with the highest average of development of general competences and approaching the other regions in the development of specific competences.
Palavras-chave: Educação em odontologia
Educação baseada em competências
Avaliação educacional
Dental education
Competency-based education
Educational assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16529
Data do documento: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Odontologia (Teses)



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