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Tipo: Dissertação
Título: Multiletramentos e formação inicial de professores de línguas estrangeiras: reflexões sobre o processo de estágio
Autor(es): Rezende, Raniele Eveling de
Primeiro Orientador: Silva, Marta Cristina da
Membro da banca: Anecleto, Úrsula Cunha
Membro da banca: Ribeiro, Patricia Nora de Souza
Resumo: Questões relacionadas aos multiletramentos e à necessidade de incluí-los em práticas escolares têm-se mostrado parte constitutiva da vida em sociedade e das relações que a permeiam. Ao pensarmos na presença cada vez mais constante de textos multimodais em nossas práticas de letramento, muitas vezes propiciadas pelo acesso às TDIC, percebemos também mudanças em relação ao modo como a vida e o trabalho docente se constituem, mudanças que também afetam o processo de ensino e aprendizagem. Diante desse panorama, a presente dissertação tem por objetivo compreender em que medida a formação inicial de professores de Línguas Estrangeiras (LE) pode ser implicada por um mundo multiletrado, com grande presença de textos multimodais, focalizando principalmente o processo de estágio curricular. Para isso, o estudo tem como lócus de pesquisa duas disciplinas obrigatórias ao processo de estágio ofertadas por uma faculdade de Letras em uma Universidade Federal Brasileira. Participam desta pesquisa dez licenciandos em LE distintas que cursam as referidas disciplinas e realizam estágio concomitantemente. No âmbito da Linguística Aplicada e por meio de uma pesquisa qualitativa, temos como aporte teórico trabalhos sobre a inserção do professor nos espaços educacionais desde a formação inicial, o processo de estágio como espaço situado e os multiletramentos. Os resultados sinalizam a relevância de pensarmos em uma formação inicial que permita ao estagiário construir reflexões sobre um trabalho crítico com os multiletramentos em língua estrangeira, destacando-se os modos constitutivos de um texto e a possibilidade de construção de múltiplos sentidos a partir de seu caráter multimodal.
Abstract: Issues related to multiliteracies and the need to include them in school practices have proved to be a constitutive part of life in society and the relationships that permeate it. When we think about the increasingly constant presence of multimodal texts in our literacy practices, often enabled by access to Digital Information and Communication Technologies, we also notice changes in the way teachers' lives and work are structured, changes which also affect the teaching-learning process. Given this scenario, the aim of this study is to understand the extent to which the initial training of foreign language teachers can be impacted by a multi-literate world, mediated by multimodal texts, focusing mainly on the curricular internships. For this purpose, the locus of our study is two compulsory subjects for the internship process offered by a Languages department at a Brazilian Federal University. Ten different undergraduate students in Languages, who were studying these subjects and doing their internships at the same time, took part in this research. Within the framework of Applied Linguistics and by means of a qualitative study, we use as theoretical support works on the insertion of teachers in educational spaces from their initial training, on the internship process as a situated space and on multiliteracies. The results point to the importance of thinking about initial training that allows teachers in training to reflect and work critically with multiliteracies in foreign languages, highlighting the constitutive modes of a text and the possibility of building multiple meanings based on its multimodal character.
Palavras-chave: Multiletramentos
Formação docente inicial
Estágio curricular
Línguas estrangeiras
Multiliteracies
Initial teacher training
Curricular internship
Foreign languages
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16465
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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