Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16439
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandadonascimentocosta.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alfabetização cartográfica na educação infantil atrelada à abordagem Reggio Emilia: projeto com a turma do maternal 3
Author: Costa, Amanda do Nascimento
First Advisor: Lopes, Jade Janer Moreira
Referee Member: Sousa, Carolina Silva Gomes de
Resumo: A presente pesquisa trata-se da aprendizagem da alfabetização cartográfica atrelada a abordagem de Reggio Emilia, realizada com intervenções relacionadas a curiosidade da maioria das crianças sobre a localização de suas casas em relação a escola em que estudam. Essa pesquisa tem como objetivo geral uma análise sobre a contribuição da abordagem Reggiana para a sistematização dos saberes fundamentais da alfabetização cartográfica. De acordo com os estudos bibliográficos desenvolvidos, é possível destacar as vantagens que a abordagem traz para o cotidiano escolar tanto para o aluno, quanto para o professor que está disposto a aprender junto com as crianças. Para o embasamento teórico se utilizou teses e artigos que traziam grandes referências de autores, como o pedagogo Loris Malaguzzi, que foi o fundador da abordagem. Os métodos qualitativos utilizados na pesquisa foram atentar-se a escuta aos interesses das crianças, respeitar a individualidade de cada um, incentivar a investigação por meio de perguntas abertas, promover subsídios para a obtenção da aprendizagem, como o compartilhamento de ideias e sugestões, brincadeiras lúdicas que sejam significativas e que englobam o tema estudado, aprender junto com as crianças por meio das contribuições que elas compartilharem de suas bagagens. Em suma, a pesquisa constatou que a atuação docente com a abordagem Reggiana no cotidiano escolar facilitaram aos alunos na sua ampliação e aquisição de saberes cartográficos.
Abstract: The present research is about learning cartographic literacy linked to the approach of Reggio Emilia, carried out with interventions related to the curiosity of most children about the location of their homes in relation to the school in which they study. This research has as general objective an analysis on the contribution of the Reggiana approach to the systematization of the fundamental knowledge of cartographic literacy. According to the bibliographic studies developed, it is possible to highlight the advantages that the approach brings to the daily school life both for the student and for the teacher who is willing to learn together with the children. For the theoretical basis were used theses and articles that brought great references from authors, such as the pedagogue Loris Malaguzzi, who was the founder of the approach. The qualitative methods used in the research were to listen to the interests of children, respect the individuality of each, encourage research through open questions, promote grants for learning, such as the sharing of ideas and suggestions, playful games that are meaningful and that embrace the subject studied, learn with children through the contributions that they share from their luggage. In short, the research found that the teaching performance with the Reggiana approach in school everyday facilitated the students in their enlargement and acquisition of cartographic knowledge.
Keywords: Alfabetização Cartográfica
abordagem Reggio Emilia
educação infantil
cartographic literacy
Reggio Emilia approach
early childhood education
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16439
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons