https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16320
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
renatarezendemenezes.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | A escrita das mulheres chicanas como ato transformativo: uma análise comparativa das ficções autobiográficas e autobiografias contemporâneas |
Autor(es): | Menezes, Renata Rezende |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues |
Membro da banca: | Nogueira, Nícea Helena de Almeida |
Membro da banca: | Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida |
Membro da banca: | Morais, Juliana Borges Oliveira de |
Membro da banca: | Oliveira, Luiz Manoel da Silva |
Resumo: | As transformações na história da literatura e o desenvolvimento dos Estudos Culturais, com um novo olhar sobre as histórias silenciadas, têm levado a orientações diferentes daquelas que tradicionalmente eram atribuídas a essa área, propiciando a inclusão da mulher nos estudos históricos, literários e nas várias áreas do saber na contemporaneidade. A cultura chicana, fenômeno recente no cenário mundial, floresceu com “El Movimiento”, na década de 1960, representando a luta dos chicanos pela sua autoafirmação na sociedade estadunidense dominante. A literatura chicana, por sua vez, pode ser considerada um reflexo dessa luta iniciada nos anos de 1960, uma vez que se fundamenta no direito de uma expressão cultural própria. A partir da década de 1980, ocorreu uma eclosão da literatura das mulheres chicanas, expressando os problemas das chicanas em seus contextos específicos, independentemente dos cânones chicanos masculinos ou do feminismo anglo-estadunidense. O presente trabalho objetivou investigar e ratificar a construção da representação feminina de forma expressiva, a partir da perspectiva de o ato da escrita agir como possibilitador da fala das personagens chicanas, por meio das quatro obras, “The House on Mango Street” (1984), de Sandra Cisneros, “The Last of the Menu Girls” (1986), de Denise Chávez, “Confessions of a Book Burner” (2014), de Lucha Corpi, e “A Dream Called Home” (2018), de Reyna Grande, além de estabelecer uma análise comparativa das duas primeiras obras marcadas como ficções autobiográficas escritas no século XX, “The House on Mango Street” (1984) e “The Last of the Menu Girls” (1986) com as outras duas obras autobiográficas, “Confessions of a Book Burner” (2014) e “A Dream Called Home” (2018), produções do século XXI. Após a análise proposta, verificou-se a existência de similaridades nas propostas das escritas dessas autoras mais contemporâneas em relação às escritas das autoras do século XX no que concerne à busca identitária, à autoafirmação e às características da escrita dessas mulheres chicanas. Pode-se afirmar, então, que essas escritas autobiográficas do século XXI ratificam as propostas das ficções autobiográficas do século passado no que toca à concepção de identidade, gênero, classe, raça/etnia e que essas estratégias de escrita têm apresentado a possibilidade de servir como ato transformativo, ou seja, a escrita dessas autoras chicanas têm contribuído para o (re)conhecimento, (re)valorização e consequente (re)afirmação das mulheres mexicanas-estadunidenses/chicanas e do seu grupo no cenário global. |
Abstract: | The transformations in the history of literature and the development of the Cultural Studies, with a new view on the silenced histories have led to different orientations from those traditionally attributed to this field, providing the inclusion of woman in the literary, historical studies and in the several areas of knowledge in the contemporaneity. The Chicana Culture, a recent phenomenon in world scenery, flourished with “El Movimiento”, in the decade of 1960, representing the Chicanos` fighting for their self-affirmation in the dominant American society. Chicano literature, in its turn, can be considered a reflection of this fight initiated in the 1960s, once it is based on the right of a self-cultural expression. From the 1980 decade on, there was an eclosion of Chicana women literature, expressing the Chicanas problems in their specific contexts, independently of the masculine Chicano canons or of the American feminism. The present work aimed to investigate and confirm the construction of the female representation in an expressive way, from the perspective of the act of writing behaving as a facilitator of the chicana characters’ voices through four works, “The House on Mango Street” (1984), by Sandra Cisneros, “The Last of the Menu Girls” (1986), by Denise Chávez, “Confessions of a Book Burner” (2014), by Lucha Corpi, and “A Dream Called Home” (2018), by Reyna Grande, besides establishing a comparative analysis of the two first works marked as autobiographical fictions written in the XX century, “The House on Mango Street” (1984) and “The Last of the Menu Girls” (1986), with the two other autobiographical works, “Confessions of a Book Burner” (2014) and “A Dream Called Home” (2018), productions of the XXI century. After the proposed analysis, it was verified the existence of similarities in the proposals of the writings of these more contemporary authors in relation to the authors of the XX century, in regard to the identity search, the self-affirmation and the characteristics of the writing of these Chicana writers. It can be then affirmed that these autobiographical writings of the XXI ratify the proposals of the autobiographical fictions of the past century related to the conception of identity, gender, class, race/ethnicity and that these writing strategies have presented the possibility of serving as a transformative act, that is, the writing of the chicana writers have contributed to the recognition, revalorization and consequent reaffirmation of the Mexican-American/chicanas and their group in the global scenery |
Palavras-chave: | Cultura chicana Literatura das mulheres chicanas Representação feminina Escritas autobiográficas Estratégias de escrita Chicana culture Chicana women literature Female representation Autobiographical writings Writing strategies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16320 |
Data do documento: | 22-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons