Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16315
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
eneidacorreadesouzacampos.pdf869 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : De educando/a da EJA à docência: a formação docente como objeto de transformação social
Autor(es): Campos, Eneida Corrêa de Souza
Orientador: Torres, Mariana Cassab
Miembros Examinadores: Carneiro, Reginaldo Fernando
Miembros Examinadores: Moura, Ana Paula de Abreu Costa de
Resumo: As tantas idas e vindas nos caminhos das narrativas, em especial aquelas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, que me levaram, como estudante da modalidade até o curso de Pedagogia de 2007 até 2010 e, em seguida, como docente do mesmo curso desde 2019 serviram de mola propulsora para que eu enveredasse neste trabalho desenvolvido no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Inquietações acerca dos percursos formativos de egressos da EJA, que hoje são educandos/as do curso de Pedagogia e quais processos políticos, sociais e culturais permeiam suas histórias de vida e condicionam seus itinerários de formação nos levaram a desenvolver esta pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, tendo como método principal a pesquisa narrativa e como apoio o estudo bibliográfico, que serviu de referencial teórico para entendimento dos dados produzidos. Estruturada a partir dos textos dos mais diversos autores do campo da EJA e nas narrativas, em especial Paulo Freire, Miguel Arroyo e Ivor Goodson, a presente pesquisa teve como objetivo principal o de compreender os caminhos de formação percorridos por egressos e egressas da EJA e qual papel a modalidade e o curso de Pedagogia assumem em seus percursos de formação humana e educacional, reconhecendo, ao final, que, mesmo com os mais diversos desafios, a EJA e a educação superior ainda representam um papel fundamental para a transformação social.
Resumen : The many comings and goings along the paths of narratives, especially those related to Youth and Adult Education, which took me, as a student of the modality, to the Pedagogy course from 2007 to 2010, then as a teacher of the same course since 2019, served of a driving force to embark on this work developed in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora. Concerns about the training paths of EJA graduates, who are now students of the Pedagogy course, and which political, social and cultural processes permeate their life stories and condition their training itineraries led us to develop this qualitative research with an exploratory objective, with narrative research as the main method and bibliographical study as support, which served as a theoretical reference for understanding the data produced. Structured based on the texts of the most diverse authors in the field of EJA and narratives, especially Paulo Freire, Miguel Arroyo and Ivor Goodson, the main objective of this research was to understand the training paths followed by EJA male and female graduates and what role the Pedagogy modality and course play in their human and educational training paths, recognizing in the end that, even with the most diverse challenges, EJA and higher education still play a fundamental role in social transformation.
Palabras clave : Educação de jovens e adultos
EJA
Pedagogia
Transformação social
Youth and adult education
Pedagogy
Social transformation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16315
Fecha de publicación : 17-oct-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons