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Type: Dissertação
Title: Principais desafios enfrentados pelo gestor interventor de UMEI em Belo Horizonte
Author: Glória, Hélia de Miranda
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de
Resumo: O tema da presente pesquisa está centrado em casos de intervenção na gestão pedagógica de Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte (UMEIs). As UMEIs são instituições escolares que educam entre 270 e 440 crianças com idade entre zero a cinco anos, com funcionamento das 7h às 17h e 30 min. A intervenção é um processo vivenciado por algumas UMEIs cuja gestão enfrentou problemas de ordem administrativa e/ou financeiras em que o gestor responsável não conseguiu cumprir com as atribuições do seu cargo. O problema da pesquisa busca explicação para uma situação educacional específica que diz respeito á gestão e se pauta na investigação dos fatores que a Secretaria Municipal de Educação apresenta como responsáveis pela necessidade de uma intervenção na gestão administrativa e pedagógica de uma UMEI. Os objetivos desta pesquisa estão focados no levantamento das ações responsáveis pelo processo de intervenção, das estratégias adotadas, capazes de colaborar com os desafios a serem enfrentados. A partir das experiências, comprovadamente exitosas desses gestores, foi elaborado um Plano de Ação capaz de auxiliar futuros gestores que porventura assumirem esse papel. O Plano de Ação (PAE) aqui presente foi dividido em dimensões necessárias para a realização da gestão, baseadas nos dilemas detectados nos dados obtidos através de entrevistas realizadas com alguns envolvidos no processo de intervenção de uma determinada Unidade Municipal de Educação Infantil. O PAE aponta estratégias que podem auxiliar o gestor interventor para que sua administração seja exitosa.
Abstract: The research theme focuses on intervention of pedagogical management at Municipal Units of children’s education in the city of Belo Horizonte (UMEIs). The UMEIs schools are educational institutions that serve between 270 and 440 children aged zero to five years, operating from 7:00 am to 5:30 pm. The intervention is a process experienced by some UMEIs whose management faced administrative and / or financial problems where the manager in charge failed to comply with their duties. This research seeks explanation for a specific educational situation and is guided in the investigation from the city Department of Education that presents the need for an intervention in administrative and pedagogical management of UMEIs. The objectives of this research are focused on the survey for the responsible on the intervention process, the strategies adopted, able to collaborate with the challenges to be faced and the actions developed by the professionals that experienced an intervention process. From the experiences of these successful managers, it will be prepared an action plan that could help future managers on intervention process. The action plan was divided into necessary dimensions for the realization of management, based on the dilemmas detected on data obtained through interviews with some involved in the intervention process of a particular Municipal Unit PAE children's education shows strategies that can help the intervener manager so that his administration is successful.
Keywords: Intervenção
Gestão
Plano de ação
Unidade Municipal de Educação Infantil
Intervention
Management
Municipal unit
Action Plan for Early Childhood Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1628
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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