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Clase: Dissertação
Título : Processo de implantação da certificação ISO 9001: o caso de uma coordenadoria distrital de educação do Amazonas
Autor(es): Freitas, Júlio César Meireles de
Orientador: David , Marcus Vinícius
Miembros Examinadores: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Miembros Examinadores: Abreu, Júlio César Andrade de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de implantação da certificação na Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 e suas consequências para a Coordenadoria Distrital de Educação 07 – CDE7 do município de Manaus, no Estado do Amazonas. Para isso, realizou-se uma descrição do processo de implantação da Norma por meio de documentos como leis, resoluções e o manual da qualidade da CDE7. Em se tratando do referencial teórico, foram utilizadas as obras de Carpinetti (2012) e Porto (2014), que trouxeram contribuições para a compreensão dos conceitos sobre a gestão da qualidade e suas relações com esta pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada, efetuando-se uma análise qualitativa. A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi construído um plano de ação como sugestão de melhoria para a implantação da Norma estudada em outras Coordenadorias da Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas – SEDUC/AM. A pesquisa mostrou que a melhoria na organização interna, nos serviços prestados à comunidade, no direcionamento das ações e na utilização de instrumentos padronizados são algumas das primeiras consequências positivas obtidas com o processo de implantação na CDE7. Observou-se também que a Coordenadoria estudada continua buscando superar o desafio de concluir seu processo de implantação por meio da implementação dos processos definidos em seu manual da qualidade para submeter-se à auditoria externa e, consequentemente, obter o selo de certificação. Com base nesses resultados, conclui-se que, a ampliação dessa política de certificação na Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 em outras Coordenadorias, pode contribuir como uma das ferramentas para a melhoria dos processos desenvolvidos e a qualidade na gestão.
Resumen : This work aims to analyze the certification implementation process in ABNT NBR ISO 9001: 2008 Standard and its consequences for the Education District Coordination 07 - CDE7, belonging to the city of Manaus, state of Amazon. For this, it was necessary to carry out a description of the standard deployment process through documents such as laws, resolutions and the CDE7’s quality manual. Concerning the theoretical framework, works of Carpinetti (2012) and Porto (2014) were used, which brought contributions to the understanding of the concepts of quality management and its relationship with this research. For data collection it was used questionnaire and semi-structured interview, doing a qualitative analysis. From the analysis of the survey results, it was built an action plan to as improvements suggestion, for the implementation of rules studied in other Coordination of the Department of Education and Quality of Teaching in Amazon- SEDUC / AM. Such Research has shown that improving the internal organization in service to the community in the direction of the actions and the use of standardized instruments, are some of the first positive effects obtained with the implementation process in CDE7. It was also noted that the Coordination which was studied keeps on trying to overcome the challenge of completing its implementation process through the implementation of the procedures defined in its quality manual to submit to external auditing and, consequently, to obtain the certification seal. Based on these results, it is concluded that, the expansion of this certification policy in ISO 9001: 2008 Standard in other Coordination, can contribute as a tool to improve processes developed and the management quality.
Palabras clave : Coordenadoria distrital
Gestão da qualidade
ISO em instituições públicas
District coordination
Quality management
ISO in public institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1624
Fecha de publicación : 17-jul-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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