https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16194
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diogodeoliveiranascimento.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Gestão das competências individuais em uma delegacia da Polícia Rodoviária Federal: desafios e possibilidades de avanço à luz da construção coletiva |
Author: | Nascimento, Diogo de Oliveira |
First Advisor: | Nascimento, Juliana Goulart Soares do |
Referee Member: | Oliveira, Jéssica Eloísa |
Referee Member: | Baeta, Odemir Vieira |
Referee Member: | Vieira, Naldeir dos Santos |
Resumo: | O sucesso do Modelo de Gestão por Competências está eminentemente dependente da participação efetiva dos colaboradores da organização. A partir dessa necessidade, a pesquisa evidencia esse modelo adotado na Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo do trabalho é compreender como ocorre o desenvolvimento das competências individuaistécnicas, definidas como específicas, que foram mapeadas pela PRF, a partir do ponto de vista dos policiais rodoviários federais lotados em Barra do Piraí/RJ, atuantes na área-fim. Para isso, foi realizado levantamento sobre a diversidade de conceitos de competências. Prestigiaram-se conteúdos que demonstram a importância da construção coletiva de competências para validação do sistema, o que evita sua distorção e ineficiência, conforme salientado nas reflexões críticas sobre o modelo. Ainda, foi realizada uma contextualização da organização estudada, além da análise das competências específicas mapeadas para seus policiais integrantes. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho se classifica como uma pesquisa aplicada com orientação qualitativa. Trata-se de um estudo de caso que utiliza como procedimento entrevistas estruturadas com análise de conteúdo e temática. Os resultados apontaram que o mapeamento de competências da PRF pode ser validado, uma vez que foi construído por meio de um método adequado. Além disso, os policiais entrevistados o consideraram satisfatório, pois se mostrou em total consonância com as atividades desempenhadas. Entretanto,diversas lacunas foram verificadas para a manutenção do modelo, tais como: falta de compreensão sobre conceitos e estratégias da PRF por parte dos policiais, ausênciade mecanismos de recompensa para quem desenvolve competências, inexistência deplano de carreira e perspectiva de crescimento profissional, bem como falta de percepção de ganho social. Além disso, questões como ausência de transparência, comunicação ineficiente, decisões centralizadas, gestores mal selecionados e falta de estímulos para aprendizagem foram elencados pelos policiais. Como contribuição, a pesquisa traz propostas para aperfeiçoar o desenvolvimento de competências na instituição, apresentando ações propositivas que elevem a participação de todos os trabalhadores. |
Abstract: | The success of the Competency-Based Management Model is inherently dependent on the effective participation of the organization's employees. In order to analyze the extent to which competency development occurs collectively, this research highlights the adoption of this model in a police organization. The focus institution is the Federal Highway Police (PRF), and the objective of the study is to understand how the development of individual technical competencies, defined as specific and mapped by the PRF, occurs from the viewpoint of the federal highway police officers stationed in Barra do Piraí/RJ, who work in frontline activities. To achieve this, a survey was conducted on the diversity of competency concepts, their occurrence in the organizational context, and their development through learning. The content emphasized the importance of collectively constructing competencies to validate the system, thus avoiding distortion and inefficiency, as highlighted in critical reflections on the model. Additionally, a historical contextualization of the studied organization was conducted, along with an analysis of the specific competencies mapped for its police officers engaged in frontline activities. Regarding the methodological procedures, this study is classified as applied research with a qualitative orientation. It is a case study that employs structured interviews with content and thematic analysis as procedures. The results indicated that the PRF’s competency mapping can be validated, as it was constructed through an appropriate method. Moreover, the interviewed police officers considered it satisfactory since it closely aligned with their job activities. However, several gaps were identified in maintaining the model, such as the lack of understanding of PRF concepts and strategies by the police, the absence of reward mechanisms for competency development, the lack of a career plan and professional growth perspective, as well as a lack of perception of social benefits. Additionally, issues such as lack of transparency, ineffective communication, centralized decisionmaking, poorly selected managers, and a lack of incentives for learning were raised by the police. As a contribution, this research proposes actions to improve competency development within the institution, presenting proactive measures to increase the involvement of all employees. |
Keywords: | Gestão por competências Construção coletiva de competências Polícia Rodoviária Federal. Competency-based management Collective construction of competences Federal Highway Police |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Program: | Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16194 |
Issue Date: | 24-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License