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Type: Dissertação
Title: A implementação do Programa de Inovação Educação Conectada nas escolas estaduais de Juiz de Fora/MG
Author: Silva, Laiza Monique da
First Advisor: Scortegagna, Liamara
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: A dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado, discutiu a implementação de uma política pública educacional referente à inserção das tecnologias na educação, o Programa de Inovação Educação Conectada. Para analisar a implementação dessa política tomamos como alvo uma amostra das escolas da rede estadual de ensino localizadas na área urbana de Juiz de Fora, Minas Gerais. A pergunta norteadora definida para este caso de gestão é: quais os principais desafios identificados na implementação do Programa de Inovação Educação Conectada nas escolas estaduais do município de Juiz de Fora? Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar os desafios na implementação do Programa nas escolas da rede estadual de Juiz de Fora e propor ações para aperfeiçoar o processo de implementação dessa política pública nas instituições de ensino. Já os objetivos específicos definidos foram: i) descrever as principais políticas de fomento ao uso das TIC na educação e o Programa; ii) descrever e analisar a prática das escolas estaduais de Juiz de Fora em relação à implementação do Programa; e iii) descrever os processos de implementação de políticas públicas. As considerações baseiam-se no referencial teórico de autores como Mainardes (2006), o qual analisa o ciclo de políticas no âmbito educacional, bem como Lima (2020) e Bruno (2021) que desenvolveram estudos sobre o uso das tecnologias durante a pandemia e Horta (2017), Nascimento (2009), Kenski (2007) e Porto (2006), autores que abordam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. O trabalho se pauta em um estudo de caso, onde foi utilizada a metodologia qualitativa a fim de promover o levantamento de evidências, sendo aplicado um questionário exploratório, para identificar os principais elementos críticos na prática do Programa. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com os gestores das escolas participantes com o objetivo de aprofundar as análises propostas neste estudo. Assim, entende-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado com a identificação dos principais desafios das escolas. Ademais, foi possível verificar que existe interesse dos gestores em promoverem a prática pedagógica com o uso de TIC, mas, como mencionado, estes se deparam com alguns desafios. Contudo, tratam-se de dificuldades que podem ser superadas ou minimizadas.
Abstract: The dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the University's Center for Public Policy and Education Evaluation Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case presented, discussed the implementation of an educational public policy regarding the insertion of technologies in education, the Connected Education Innovation Program. To analyze the implementation of this policy, we targeted a sample of state schools located in the urban area of Juiz de Fora, Minas Gerais. The guiding question defined for this case management is: what are the main challenges identified in the implementation of the Connected Education Innovation in state schools in the municipality of Juiz de Fora? In this way, the research had as general objective to identify and analyze the challenges in the implementation of the Program in schools in the state of Juiz de Fora and propose actions to improve the implementation process of this public policy in educational institutions. The specific objectives defined were: i) to describe the main policies to promote the use of ICT in education and the Program; ii) describe and analyze the practice of state schools from Juiz de Fora in relation to the implementation of the Program; and iii) describe the processes of implementation of public policies. The considerations are based on the theoretical framework of authors such as Mainardes (2006), who analyzes the policy cycle in the educational field, as well as Lima (2020) and Bruno (2021) who developed studies on the use of technologies during the pandemic and Horta (2017), Nascimento (2009), Kenski (2007) and Porto (2006), authors who address Information and Communication Technologies (ICT) in practice pedagogical. The work is based on a case study, where the methodology qualitative in order to promote the survey of evidence, being applied a questionnaire exploratory, to identify the main critical elements in the Program’s practice. In addition, individual interviews were conducted with the managers of the participating schools with the objective of deepening the analyzes proposed in this study. Thus, it is understood that the objective of the research was reached with the identification of the main challenges of the schools. Furthermore, it was possible to verify that there is an interest of the managers in promoting the pedagogical practice with the use of ICT, but, as mentioned, they face some challenges. However, these are difficulties that can be overcome or minimized.
Keywords: Políticas públicas
Tecnologias de informação e comunicação
Prática pedagógica
Educação conectada
Public policy
Information and communication technologies
Practice pedagogical
Connected education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16191
Issue Date: 1-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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