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dc.contributor.advisor1Volpini, Javer Wilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602592532946679pt_BR
dc.contributor.referee1Morgado, Débora Pinguello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luiz Fernando Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461045798152828pt_BR
dc.creatorBenedicto, Francisco Cardoso-
dc.creator.Latteshttps://www.lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-14T13:41:38Z-
dc.date.available2023-11-13-
dc.date.available2023-11-14T13:41:38Z-
dc.date.issued2023-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16186-
dc.description.abstractThe present academic work addresses as main theme the Camp aesthetic and its association with drag queens. To this end, it started from the image of the French queen Marie Antoinette, a figure who markedly used fashion, in an unconventional and exaggerated way, marks of the approach to the Camp aesthetic, to reestablish her relations of power and image. In this sense, the research aimed to reconstruct, in a contemporary and performative drag approach, an emblematic dress of Queen Marie Antoinette. In theoretical-methodological terms, the work sought specialized literature for the discussion of the theme and carried out the confection of the garment and accessories according to the mobilized concepts. The final form of presentation chosen was the fashion film, which made it possible in modern language to present the performance, the scenarios produced and convey the narrative to be told. In the end, the work, in addition to contributing to the state of knowledge on the subject, establishes a social and political commitment to the focus of drag queens, as well as evidenced the complexity of a broad project, which connects and merges with the labor market of the Bachelor of Fashion.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico aborda como temática principal a estética Camp e a sua associação com as drag queens. Para tanto, partiu da imagem da rainha francesa Maria Antonieta, uma figura que marcadamente usou a moda, de uma forma não convencional e exagerada, marcas da aproximação com a estética Camp, para restabelecer suas relações de poder e de imagem. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo reconstruir, em uma abordagem drag contemporânea e performática, uma vestimenta emblemática da rainha Maria Antonieta. Em termos teórico-metodológicos, o trabalho buscou a literatura especializada para a discussão do tema e realizou a confecção da vestimenta e dos acessórios conforme os conceitos mobilizados. A forma de apresentação final escolhida foi a do fashion film, que possibilitou em linguagem moderna, apresentar a performance, os cenários produzidos e veicular a narrativa a ser contada. Ao fim, o trabalho além de contribuir com o estado do conhecimento sobre a temática, firma um compromisso social e político com o enfoque das drag queens, bem como, evidenciou a complexidade de um projeto amplo, que se liga e que se mescla, ao mercado de trabalho do bacharel em Moda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectEstética Camppt_BR
dc.subjectDrag queenpt_BR
dc.subjectFashion filmpt_BR
dc.subject.cnpqLetras, Linguística, Artespt_BR
dc.titleEstética Camp, Maria Antonieta e Drag Queen: Figurino e fashion film “O Novo Clássico”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



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