Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16172
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thaynadepauladasilvatavares.pdf8.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Benedito José Tobias (1894-1963): trajetória e retratística
Autor(es): Tavares, Thayná de Paula da Silva
Orientador: Christo, Maraliz de Castro Vieira
Miembros Examinadores: Martinho Alves da, Costa Junior
Miembros Examinadores: Bittencourt, Renata
Resumo: Esta dissertação possui como objeto de investigação a trajetória e produção retratística do pintor paulista Benedito José Tobias (1894-1963?). Na primeira etapa da pesquisa, percorremos o percurso biográfico do artista, levantando, mapeando e refletindo acerca da sua presença e atuação no cenário artístico de São Paulo, sobretudo, durante as décadas iniciais do século XX. Apresentamos de modo original todos os dados encontrados e organizados sobre a trajetória do artista, como sua participação em acervos e exposições no contexto contemporâneo, bem como sua inserção no circuito artístico da época, suas principais sociabilidades e sua atuação no sistema de arte do período. Na segunda etapa da investigação, nos detivemos na produção de retratos realizada pelo pintor durante toda sua trajetória enquanto artista. A partir de reflexões quanto ao sistema de arte, a produção retratística de B. J. Tobias e a representação da negritude, percorremos as obras selecionadas a fim de apresentar ao público este recorte na produção do artista. Assim, discorremos de modo detido acerca de cada uma das obras selecionadas, tendo dividido a produção de retratos em dois grupos, a saber, retratos individuais e retratos de família. A proposta principal foi de contrapor, a partir dos dados e da própria produção do artista, o anonimato a que esteve sobremaneira submetido até então, demonstrando seu reconhecimento e valor como pintor nacional.
Resumen : This dissertation investigates the career and portrait production of São Paulo painter Benedito José Tobias (1894-1963?). In the first stage of the research, we covered the artist's biographical journey, surveying, mapping, and reflecting on his presence and work in São Paulo's art scene, especially during the early decades of the 20th century. We present originally all the data found and organized about the artist's trajectory, such as his participation in collections and exhibitions in the contemporary context, as well as his insertion in the artistic circuit of the time, his main sociabilities, and his performance in the art system of the period. In the second stage of the investigation, we focused on the portraits produced by the painter throughout his career as an artist. Based on reflections on the art system, the portrait production of B. J. Tobias, and the representation of blackness, we went through the selected works to present this section of the artist's production to the public. We have divided the portraits into two groups, namely individual portraits and family portraits. The main purpose was to counter, based on the data and the artist's production, the anonymity to which he had been subjected until then, demonstrating his recognition and value as a national painter.
Palabras clave : Benedito José Tobias
Trajetória
Retratística
Representação da negritude
Career
Portraiture
Representation of blackness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16172
Fecha de publicación : 28-jul-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em História (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons