Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16139
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thiagomarquesfernandesdemello.pdf3.62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Blockchain na gestão do acervo acadêmico de instituições federais de ensino superior: uma proposta de implementação
Autor(es): Mello, Thiago Marques Fernandes de
Orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Barra, Geraldo Magela Jardim
Miembros Examinadores: Nogueira, Fernando Marques de Almeida
Resumo: O Ministério da Educação (MEC) tem empreendido esforços para aprimorar a eficiência e segurança no processo de emissão de diplomas, certificados e documentos oficiais, incentivando a pesquisa e desenvolvimento de soluções nesse contexto. A tecnologia blockchain tem sido cada vez mais mencionada pelo Governo Federal como uma possível ferramenta para modernizar e aperfeiçoar os processos na esfera pública. Essa tecnologia pode ser compreendida como um registro distribuído capaz de garantir a imutabilidade e autenticidade de dados, sem depender de uma autoridade central, e é considerada por muitos autores como uma tecnologia disruptiva, capaz de gerar inovação ao romper com modelos antigos e introduzir novos padrões. Impulsionado por essas premissas, o presente trabalho desenvolveu e implementou uma aplicação que utiliza a blockchain da rede Ethereum para assegurar a imutabilidade, integridade e disponibilidade de um item do acervo acadêmico originado de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Foram empregadas as linguagens de programação PHP e Javascript, com auxílio de bibliotecas e ferramentas específicas para a programação de Contratos Inteligentes (smart contracts) e conexão com a blockchain Ethereum. A eficácia da aplicação foi confirmada por meio da avaliação dos resultados utilizando ferramentas como exploradores de nós. No entanto, os resultados também revelaram que os custos associados à operação podem representar um desafio para a escalabilidade do projeto, o que torna o desenvolvimento de redes blockchain privadas (permissioned blockchains) pelas organizações públicas uma solução potencialmente mais viável.
Resumen : The Ministry of Education (MEC) has made efforts to improve efficiency and security in the process of issuing diplomas, certificates and official documents, encouraging research and development of solutions in this context. Blockchain technology has been increasingly mentioned by the Federal Government as a possible tool to modernize and improve processes in the public sphere. This technology can be understood as a distributed registry capable of guaranteeing the immutability and authenticity of data, without depending on a central authority, and is considered by many authors as a disruptive technology, capable of generating innovation by breaking with old models and introducing new standards. . Driven by these assumptions, this work developed and implemented an application that uses the Ethereum blockchain to ensure the immutability, integrity and availability of an academic collection item originating from a Federal Institution of Higher Education (IFES). The programming languages PHP and Javascript were used, with the help of libraries and specific tools for programming Smart Contracts (smart contracts) and connection with the Ethereum blockchain. The effectiveness of the application was confirmed by evaluating the results using tools such as Node Explorers. However, the results also revealed that the costs associated with the operation can pose a challenge to the project's scalability, which makes the development of private blockchain networks (permissioned blockchains) by public organizations a potentially more viable solution.
Palabras clave : Blockchain
Documentos
IFES
Autenticação
Validação
Documents
Authentication
Validation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16139
Fecha de publicación : 29-ago-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons