https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16049
File | Description | Size | Format | |
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taniaalicedeoliveira.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | As dimensões do sagrado em Roderick Ninian Smart: contribuições no tratamento do fenômeno religioso na escola |
Author: | Oliveira, Tania Alice de |
First Advisor: | Rodrigues, Elisa |
Referee Member: | Huff Junior, Arnaldo Érico |
Referee Member: | Musskopf, André Sidnei |
Referee Member: | Cecchetti, Élcio |
Referee Member: | Cavalcanti, Carlos André Macêdo |
Resumo: | A presente tese é fruto de controvérsias derivadas do encontro entre Religião e Educação. Controvérsias no campo da Ciência da Religião porque não é consenso, entre os estudiosos da área, que a fenomenologia seja a alternativa para o tratamento do fenômeno religioso na escola e controvérsias no campo da Educação em razão do entendimento frágil sobre a laicidade no Brasil. Com o objetivo de oferecer chaves teóricas para a compreensão do que seja a fenomenologia da religião e se ela pode contribuir na apresentação do tema em escola pública, busco nesta pesquisa teórica apresentar o pensamento de um autor pouco conhecido no Brasil, porém influente e de considerável legado fora dele. Ninian Smart (1927- 2001) dedicou-se à elaboração da abordagem dimensional do fenômeno religioso e, de maneira metafórica, apresentou o fenômeno religioso na sociedade como uma paisagem que possuiria elementos super e subexpostos. De acordo com Smart, o fenômeno religioso podeser entendido com base em sete dimensões objetivas e subjetivas, que seriam: doutrinal/filosófica, ritual, mítica/narrativa, experiencial/emocional, ética, social e material. Para esta pesquisa foi realizada a leitura analítica de parte de seu acervo a fim de responder a seguinte questão: Como a abordagem dimensional do fenômeno religioso pode contribuir parao tratamento do fenômeno religioso na escola? A partir da questão referida e com base nas obras selecionadas, conceitos importantes receberam enfoque: para-historicidade, bracketing, explicações intra e extrarreligiosas, empatia estruturada e esforço simpático. Tais conceitos permitem o delineamento da fenomenologia para-histórica, da fenomenologia estrutural, da fenomenologia transcultural e da fenomenologia dialética. O quadro teórico me permitiu entrever uma possível apropriação de seus contornos no Brasil. Deste modo, proponho aplicaras elaborações teóricas smartianas ao estudo do fenômeno religioso na escola pública com vistas a um tipo de letramento religioso construído no âmbito de uma fenomenologia pedagógica. |
Abstract: | This thesis is the result of controversies arising from the encounter between Religion and Education. Controversies in the field of Science of Religion, because there is no consensus among scholars in the area that phenomenology is the alternative for the treatment of the religious phenomenon at school. And, controversies in the field of Education, due to thefragile understanding of secularism in Brazil. With the objective of offering theoretical keys to the understanding of what the phenomenology of religion is and whether it can contributeto the presentation of the theme in public schools, I seek in this theoretical research to present the thinking of an author few known in Brazil, but influential and of considerable importance legacy outside Brazil. Ninian Smart (1927-2001) dedicated himself to the elaboration of a dimensional approach to the religious phenomenon and, metaphorically, presented the religious phenomenon in society as a landscape that would have over and under exposed elements. According to Smart, the religious phenomenon can be understood based on seven objective and subjective dimensions, which would be: doctrinal/philosophical, ritual, mythical/narrative, experiential/emotional, ethical, social and material. For this research, an analytical reading of part of its collection was carried out, in order to answer the following question: How can the dimensional approach of the religious phenomenon contribute to the treatment of the religious phenomenon at school? From the question mentioned and based on the selected works, important concepts were focused: parahistoricity, bracketing, intra and extra religious explanations, structured empathy and sympathetic effort. Such concepts allow the delineation of parahistorical phenomenology, structural phenomenology, transculturalphenomenology, and dialectical phenomenology. The theoretical framework allowed me to glimpse a possible appropriation of its contours in Brazil. In this way, I propose to apply Smartian's theoretical elaborations to the study of the religious phenomenon in public schools,with a view to a type of religious literacy built within the framework of a pedagogical phenomenology. |
Keywords: | Ciência da religião aplicada Educação Ninian Smart Abordagem dimensional Fenômeno religioso Applied science of religion Education Dimensional approach Religious phenomenon |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16049 |
Issue Date: | 23-Jun-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciência da Religião (Teses) |
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