https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16047
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
eliassampaiorodrigues.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A construção de uma cidade moderna: o projeto modernista em Cataguases nos anos 1940 a 1960 |
Autor(es): | Rodrigues, Elias Sampaio |
Orientador: | Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno |
Miembros Examinadores: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Miembros Examinadores: | Joviano, Lucia Helena da Silva |
Resumo: | O projeto modernista em Cataguases apresenta peculiaridades significativas na formação da paisagem cultural e na construção identitária da população. Reflexo do desenvolvimento econômico e cultural propiciado pela industrialização, o projeto seguiu as mesmas bases modernistas advindas do Rio de Janeiro. Ao encomendar o projeto de sua residência e de um colégio a Oscar Niemeyer, o industrial Francisco Inácio Peixoto tornou-se o principal mecenas e propositor da estética moderna, à frente de um grupo de intelectuais que viram no Modernismo a possibilidade de reconfigurar a paisagem local e o pensamento social cataguasense. O presente texto discorre: a) sobre o contexto sociocultural de Cataguases, referenciado a disputa política -e as reformas urbanas- entre as famílias Vieira Rezende e Peixoto; b) analisa a formação do mecenato de arquitetura moderna e sua influência na transformação do pensamento local, com base nas teorias de Howard Becker (1982), Maria Lucia Bueno (2005) e Pierre Bourdieu (1989); c) e por fim, apresenta um breve levantamento dos murais modernistas existentes na cidade, ressaltando suas características e seus elementos compositivos. |
Resumen : | The modernist project in Cataguazes presents significant peculiarities in the formation of the cultural landscape and in the construction of the population's identity. Reflecting the economic and cultural development brought about by industrialization, the project followed the same modernist foundations that came from Rio de Janeiro. By commissioning the design of his residence and a school from Oscar Niemeyer, the industrialist Francisco Inácio Peixoto became the main patron and proponent of modern aesthetics, at the head of a group of intellectuals who saw in Modernism the possibility of reconfiguring the local landscape and the social thinking of Cataguazes. This text discusses: a) the sociocultural context of Cataguases, referring to the political dispute -and urban reforms- between the Vieira Rezende and Peixoto families; b) analyzes the formation of patronage of modern architecture and its influence on the transformation of local thinking, based on the theories of Howard Becker (1982), Maria Lucia Bueno (2005) and Pierre Bourdieu (1989); c) and finally, it presents a brief survey of the existing modernist murals in the city, highlighting their characteristics and their compositional elements. |
Palabras clave : | Modernismo Cataguases Patrimônios culturais Identidades culturais Arquitetura moderna Modernism Cataguazes Cultural heritage Cultural Identities Modern architecture |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16047 |
Fecha de publicación : | 24-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons