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Tipo: Dissertação
Título: O ensino da língua portuguesa frente aos desafios atuais do ensino médio em uma escola estadual de Minas Gerais
Autor(es): Xavier, Andréa
Primeiro Orientador: Miranda, Denise Rangel
Membro da banca: Botelho, Laura Silveira
Membro da banca: Pereira, Maria Leopoldina
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente estudo analisou o ensino da Língua Portuguesa frente aos desafios atuais do Ensino Médio na Escola Estadual Cândido Ilhéu. A partir da análise do contexto escolar vivenciado, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: “como desenvolver ações pedagógicas para minimizar os impactos da dificuldade de leitura e compreensão textual dos estudantes da E. E. Cândido Ilhéu?” O presente caso teve como objetivo geral propor ações pedagógicas interdisciplinares para minimizar os impactos da dificuldade de leitura e compreensão textual dos estudantes da escola pesquisada. O estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: i) descrever como ocorre o ensino de Língua Portuguesa e os problemas dele resultantes; ii) analisar as dificuldades para desenvolver ações pedagógicas interdisciplinares no ensino de Língua Portuguesa; e iii) propor um plano de intervenção com ações pedagógicas para minimizar os impactos das dificuldades em Língua Portuguesa na Escola Estadual Cândido Ilhéu. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa, pois permitiu um maior aprofundamento do problema proposto. Para coletar as informações analisadas no estudo, utilizaram-se, como instrumentos de pesquisa, questionários aplicados aos alunos, a fim de compreender as motivações e as percepções dos diversos atores escolares sobre o ensino de Língua Portuguesa na escola. Ao término do estudo, ficou evidente que existe uma lacuna entre o ensino de língua portuguesa e as práticas educacionais e que os planos de ações, veem como uma forma de minimizar os impactos causados na aprendizagem dos educandos na referida disciplina. Concluiu-se, então, que o ensino de língua portuguesa na escola em estudo não se encontra alinhado as necessidades educacionais que emergem na atualidade, e que ações precisam ser executadas para assim os alunos poderem ser estimulados e interagirem de forma efetiva com a aprendizagem em língua portuguesa.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The present study analyzed the teaching of the Portuguese language in the face of the current challenges of high school at Escola Estadual Cândido Ilhéu. Based on the analysis of the school context experienced, the following research question was formulated: “how to develop pedagogical actions to minimize the impacts of reading and textual comprehension difficulty of students at E. E. Cândido Ilhéu?” The present case had as general objective to propose interdisciplinary pedagogical actions to minimize the impacts of the reading and textual comprehension difficulty of the students of the researched school. The study had the following specific objectives: i) to describe how Portuguese language teaching occurs and the resulting problems; ii) analyze the difficulties to develop interdisciplinary pedagogical actions in Portuguese Language teaching; and iii) propose an intervention plan with pedagogical actions to minimize the impacts of difficulty in Portuguese at Escola Estadual Cândido Ilhéu. The methodology used was the case study with a qualitative approach, as it allowed a deeper understanding of the proposed problem. To collect the information analyzed in the study, questionnaires applied to students were used as research instruments, in order to understand the motivations and perceptions of the different school actors about the teaching of Portuguese at school. At the end of the study, it was evident that there is a gap between Portuguese Language teaching and educational practices and that action plans are seen as a way to minimize the impacts caused on the students' learning in that subject. It was concluded, then, that the teaching of Portuguese language in the school under study is not aligned with the educational needs that emerge today, and that actions need to be carried out so that students can be stimulated and interact effectively with learning in Portuguese language.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua portuguesa
Desafios do ensino médio
Teaching-learning
Portuguese language
High school Challenges
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15905
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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