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Tipo: Tese
Título: Construções de identidades juvenis de gênero e sexualidade em uma escola federal de ensino médio técnico: pedagogias escolares e dos artefatos culturais
Autor(es): Lins, Raquel Guimarães
Primeiro Orientador: Castro, Roney Polato de
Membro da banca: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis
Membro da banca: Prestes, Liliane Madruga
Membro da banca: Ribeiro, Paula Regina Costa
Resumo: A pesquisa de doutorado trata das relações de gênero e sexualidades a partir das experiências de jovens estudantes do Ensino Médio Integrado de uma escola de educação profissional e tecnológica, situada na região da zona da mata mineira. A constituição das identidades das/dos jovens é envolvida pelas pedagogias escolares, pelos artefatos culturais, e afetadas pelas experiências de gênero e sexualidades na sociedade. Como caminhos metodológicos, a pesquisa apresenta cenas do cotidiano escolar registradas no diário de bordo, narrativas produzidas nas rodas de conversa do projeto de extensão ‘Juventudes e Diversidade em Foco’ e a partir dos artefatos culturais apresentados pelas/os jovens discentes. Além disso, a pesquisa se compõe ainda pelas experiências de professora e pesquisadora inspirada nos processos de problematização das relações de poder que se estabelecem entre os sujeitos da pesquisa. Os referencias teóricos trabalhados são inspirados nas principais temáticas da pesquisa: Juventudes, Gênero e Sexualidades e Identidades, tendo como referência jovens estudantes do Ensino Médio Integrado e as perspectivas teóricas de Foucault, sobretudo nos conceitos de problematização, relações de poder e saber e discurso. Na tese, descrevem-se e analisam-se cenários que retratam conflitos e resistências frente às desigualdades de gênero e sexualidades, tais como o assédio, os espaços permitidos de serem ocupados ou não, as relações que se produzem a partir da heteronormatividade. A pesquisa contribuiu para compreender as potências dos artefatos culturais na constituição dos sujeitos jovens e enquanto pedagogias culturais, principalmente quando a escola ainda apresenta normas regidas por perspectivas excludentes e discriminatórias de gênero e sexualidades, além de se configurar como espaço de violências e silenciamentos. A tese deu visibilidade para a importância dos projetos de extensão como espaços pedagógicos e como ponto importante no tripé ensino, pesquisa e extensão e para se pensar na formação e relações de poder e saberes na educação profissional e tecnológica.
Abstract: This doctorate research deals with gender and sexual relations based on the experiences of young students from an Integrated High School whchi offers professional and technological education, located in "Zona da Mata" region of Minas Gerais. The constitution of young people's identities is involved by school pedagogies, cultural artifacts, and affected by experiences of gender and sexualities in society. As methodological paths, the research presents scenes of the school routine recorded in the logbook, narratives produced in the conversation circles of the extension project ‘Juventudes e Diversidade em Foco ('Youths and Diversity in Focus') and from the cultural artifacts presented by the young students. In addition, the research is also composed of the experiences of a teacher and researcher inspired by the processes of questioning the power relations that are established between the research subjects. The theoretical references are inspired by the main themes of the research: Youth, Gender and Sexualities and Identities, having as reference those young students before related and Foucault's theoretical perspectives, especially in the concepts of problematization, relations of power and knowledge and discourse. In the thesis, the scenarios described and analyzed portray conflicts and resistance related to gender and sexual inequalities, such as harassment, the spaces allowed to be occupied or not, the relationships that are produced from heteronormativity. The research contributed to understanding cultural artifacts power regarding the constitution of young people and as cultural pedagogies, especially when school keeps norms governed by excluding and discriminatory perspectives of gender and sexualities, in addition to being configured as a space of violence and silencing. The thesis also gave visibility to the importance of extension projects as pedagogical spaces and as an important point in teaching, research and extension tripod and to think about the formation and relations of power and knowledge in professional and technological education.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Juventudes
Gênero
Sexualidades
Identidades
Pedagogias culturais
Professional and technological education
Youths
Gender
Sexualities
Identities
Cultural pedagogies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15903
Data do documento: 3-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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