Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15901
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marciabastosmiranda.pdf2.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento de uma plataforma online de terapia autoguiada para o transtorno de ansiedade social de desempenho
Autor(es): Miranda, Márcia Bastos
Primeiro Orientador: Lourenço, Lelio Moura
Membro da banca: Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Membro da banca: Silveira, Pollyanna dos Santos da
Membro da banca: Gebara, Carla Ferreira de Paula
Membro da banca: Cezario, Ana Claudia Ferreira
Resumo: O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é caracterizado pelo medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais. Os indivíduos com transtorno de ansiedade social do tipo desempenho (performance only) têm preocupações com desempenho público, que são geralmente mais prejudiciais em sua vida profissional e/ou acadêmica. A presente tese foi desdobrada em três capítulos, o primeiro, apresenta uma revisão sistemática, composta por 20 artigos. Observa-se que os protocolos clínicos guiados ou autoguiados via internet são eficazes do tratamento do TAS geral, mas sem investigações suficientes sobre o TAS de desempenho. O segundo capítulo teve por objetivo criar e executar um protocolo de atendimento clínico, online, baseado na Terapia Cognitivo Comportamental para pacientes com Transtorno de Ansiedade Social do tipo Desempenho, este tratamento foi viabilizado através de um site (Try it) e os pacientes tiveram livre acesso aos instrumentos de avaliação e as sessões autoguiadas. O capítulo três foi desenhado com o intuito de testar a eficácia deste protocolo, investigando o perfil dos pacientes e comparando os escores relacionados aos níveis de ansiedade social de desempenho, e medo de avaliações negativas, identificados no pré-teste e nos pós teste. A amostra foi composta por 51 participantes, e foi observada uma redução estatisticamente significante (p<0,05) na escala de medo de avaliações negativas. Novas investigações devem ser realizadas a fim de aumentar a relevância do tema.
Abstract: Social Anxiety Disorder (SAD) is characterized by strong and persistent fear of one or more social situations. Individuals with performance-type social anxiety disorder (performance only) have concerns about public performance, which are generally more expressive in their professional and/or academic lives. This reasearch was divided in three chapters, the first presents a systematic review, consisting of 21 articles. Studies shows that guided or selfguided clinical protocols are effective in treating general SAD, but inconclusive about performance SAD. The second one, aimed to create and execute a self guided therapy protocol based on Cognitive Behavioral Therapy for patients with performance only SAD; this treatment was made possible through a website (Try it) and patients had free access to assessment tools and self-guided sessions. Third charpter tests the effectiveness of this protocol, investigating the profile of patients and comparing scores related to levels of social performance anxiety and fear of negative evaluation, identified in the pre-test and post-test. The sample consisted of 51 participants, and only a statistically significant reduction (p<0.05) was observed in the scale of fear of negative evalation (FNE). Future studies must be done to increase this theme.
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade social de desempenho (perfomance only)
Intervenção autoguiada
Medo de avaliações negativas
Social anxiety disorder (performance only)
Self-guided therapy
Fear of negative evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15901
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons