https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1589
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucianoneryferreirafilho.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso das tecnologias da informação e da comunicação pelos professores da rede pública estadual do estado do Ceará |
Autor(es): | Ferreira Filho, Luciano Nery |
Primeiro Orientador: | Bruno, Adriana Rocha |
Membro da banca: | Barroso, Terezinha |
Membro da banca: | Alves, Marcio Fagundes |
Resumo: | O fortalecimento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é hoje um dos grandes investimentos públicos da Secretaria de Educação Básica (SEDUC) do Estado do Ceará. A maioria das escolas estaduais está equipada com inúmeros equipamentos tecnológicos, desde computadores com acesso a internet até projetores e softwares educacionais. Diante de um mundo como esse, em que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e o fluxo de informação é mais rápido, seria natural pensar que cada vez mais alunos e professores estejam inseridos nesse universo do letramento digital. No entanto, o que se percebe é que mesmo diante dessa nova realidade, que exige dos profissionais do magistério uma nova abordagem metodológica e um novo olhar sobre seu fazer pedagógico, ainda há um enorme contingente de profissionais da educação à margem desse processo. O objetivo desse Plano de Ação Educacional (PAE) é, portanto, investigar a situação do professorado e da gestão escolar das escolas públicas da rede estadual de Fortaleza em relação ao conhecimento que possuem sobre TICs e sobre a utilização dessas novas tecnologias a partir de uma perspectiva de mudança de paradigma educacional. Essa investigação foi realizada em duas escolas da rede pública estadual do Ceará, as maiores em número de alunos da capital cearense, e com resultados diferentes no Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará (SPAECE). A pesquisa teve como foco a construção de um panorama que permitiu tomar conhecimento do apoio dado pela gestão escolar à inserção das TICs na rotina escolar, à habilidade técnica dos profissionais da escola no manuseio desses equipamentos e do quanto e de que forma as TICs são usadas como ferramentas pedagógicas. Para fundamentar os dados dessa pesquisa utilizo principalmente as análises de Bruno e Mattos (2010), Porto (2006), Sancho (2006) e Alonso (2008) que permitem a construção analítica do atual processo de mudança paradigmática das relações escolares na transmissão do conhecimento motivado pela inserção das TICs na educação. Para ajudar a construir o panorama da situação atual do estado no que diz respeito ao investimento em TICs e habilidade dos profissionais da educação no uso dessas tecnologias utilizo as análises de Coelho (2009), dados e documentos oficiais nacionais e estaduais, bem como a pesquisa TIC Brasil 2010. A partir disso, proponho um conjunto de ações integradas para gestores, coordenadores dos laboratórios educacionais de informática (LEI) e professores regentes de sala que proporcionem um redimensionamento da gestão escolar e do fazer pedagógico na transformação do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais da capital cearense. Ainda proponho um cronograma para o cumprimento dessas ações, bem como a captação orçamentária para a sua execução e um processo contínuo de monitoramento e avaliação da sua eficácia. |
Abstract: | The stengthly of information technology and comunication (TICs) is nowadays one of the biggest public investments of Secretaria de Educação Básica (SEDUC) in Ceará State. The major part of public state schools has a big quantity of technological gadgets, from computers with internet access to slide projectors and educational softwares. Living in a world which technology is really present in our daily routine and where the flow of information is faster, it would be natural think that most students and teachers would be inserted in this universe of digital literacy. But, what has been noticed is that even with this new reality that requires the professionals of education different approaches in teaching methodology and a new vision about their day by day pedagogical work, there is still an enormous number of teachers away from this process. The aim of this Educational Action Plan (PAE) is, therefore, investigate the real situation of teachers and the school management of public state schools of Fortaleza in relation to the knowledge they have about TICs and the use of these new technology according to a new perspective of educational paragon. The investigation was done in two public state schools of Ceará, the two biggest schools in number of students and with different results in a proficiency test named SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará). The research had as focus the building of an outlook that let us know about the lean given to the school management in inserting the TICs in the school routine, the technical ability of the school professionals in relation to the use, how and how often the TICs are used as pedagogical tools. To substantiate the collected data it was based mainly the analyses of Bruno and Mattos (2010), Porto (2006), Sancho (2006) and Alonso (2008) that permitted an analytical structure of the present process of paragon changing of the school relations in the broadcasting of knowledge motivated by the insertion of TICs in education. To help the construction of an overview of the present situation of Ceará state concerning the investment in TICs and the ability of the professionals in education in the use of these technologies, it was used the analyses of Coelho (2009), data and official documents, as well as the TIC Brasil 2010 research. From this on, it was suggested a group of integrated actions to school managers, lab computer educational coordinators and classroom regent teachers in order to promote a resizing of the school management and the pedagogical work intending a change of the teaching and learning process of the public state schools of Fortaleza. It was also suggested a schedule to fulfill these actions, as well as a particular budget investment to carry out this activity and a continuous process of tutoring and evaluation of its efficacy. |
Palavras-chave: | Tecnologias Fazer pedagógico Gestão Technologies Pedagogical work Management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1589 |
Data do documento: | 13-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.