Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15890
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
genesraonedias.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Sequência investigativa do pêndulo simples via Arduino e Phyphox aplicada no ensino remoto
Author: Dias, Genes Raone
First Advisor: Gonçalves, Bruno
Co-Advisor: Rizzuti, Bruno Ferreira
Referee Member: Soares, Thales Costa
Referee Member: Dias, Rodrigo Alves
Resumo: Utilizamos a metodologia investigativa no ensino remoto para trabalhar o pêndulo simples. Buscamos estudar de forma prática os principais fatores que influenciam no período do pêndulo simples fazendo isso por meio da investigação. Os alunos foram estimulados a construir um pêndulo simples caseiro e, com pouca influência do professor, realizar sua investigação. Durante a sequência investigativa utilizamos três formas diferentes para a medição do período buscando comprar seus resultados e propor discussões quanto aos erros experimentais. Cada método busca reduzir os erros experimentais introduzindo tecnologias diferentes na forma de medição. Com os resultados obtidos abordamos a equação para o período do pêndulo simples. Utilizamos a equação para determinar a aceleração da gravidade e analisar os erros de cada medição. A sequência investigativa e o produto educacional sofreram adaptações para o ensino remoto, sendo necessário a gravação de vídeos e a formulação de formulários online. A aplicação ocorreu em turmas de segmentos diferentes (ensino fundamental e médio) a fim de comparar os resultados. Durante a sequência dependendo da atividade proposta temos diferentes níveis de investigação. Nossos resultados indicam que é possível aplicar uma sequência investigativa de forma remota. Para um ensino à distância as atividades devem ser de fácil construção pelos alunos, caso contrário ocorre a redução do nível investigativo.
Abstract: We use the investigative methodology in remote teaching to work the simple pendulum. We seek to study in a practical way the main factors that influence the period of the simple pendulum by doing this through the investigation. Students were encouraged to build a simple homemade pendulum and, with little influence from the teacher, carry out their investigation. During the investigative sequence, we used three different ways to measure the period, seeking to compare its results and propose discussions regarding experimental errors. Each method seeks to reduce experimental errors by introducing different technologies in the form of measurement. With the results obtained we approach the equation for the period of the simple pendulum. We use the equation to determine the acceleration due to gravity and analyze the errors of each measurement. The investigative sequence and the educational product were adapted for remote teaching, requiring the recording of videos and the formulation of online forms. The application took place in classes from different segments (elementary and high school) in order to compare the results. During the sequence, depending on the proposed activity, we have different levels of investigation. Our results indicate that it is possible to apply an investigative sequence remotely. For distance learning, the activities must be easy for the students to build, otherwise there is a reduction in the investigative level.
Keywords: Ensino de física
Ensino por investigação
Experimentação
Pêndulo simples
Arduino no ensino
Phyphox no ensino
Ensino remoto
Physics teaching
Teaching by investigation
Experimentation
Simple pendulum
Arduino in teaching
Phyphox in teaching
Remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15890
Issue Date: 31-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons