Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15869
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leninferreirafrancisco.pdf251.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Emily in Paris: as representações culturais de Paris e seus habitantes sob a ótica do seriado
Autor(es): Francisco, Lenin Ferreira
Primeiro Orientador: Frossard, Miriane Sigiliano
Membro da banca: Lopes, Romilda Aparecida
Membro da banca: Anjos Junior, Edwaldo Sérgio dos
Resumo: As mídias têm um papel fundamental na criação e difusão de representações culturais. Através de filmes, programas de TV, músicas, livros, revistas, redes sociais e outros meios de comunicação, as mídias ajudam a moldar nossas percepções sobre diferentes culturas, pessoas, grupos sociais e identidades e, consequentemente, influenciam a forma como nos relacionamos e nos comportamos em relação a elas. Sendo assim, torna-se importante estudar as representações culturais promovidas pela mídia e, no caso deste trabalho, aquelas feitas por meio de programas seriados. Portanto, o presente artigo busca identificar e analisar as principais representações culturais apresentadas na série Emily in Paris através da análise do seu primeiro episódio. Para alcançar esse objetivo, optou-se por uma análise de conteúdo de natureza qualitativa e de caráter descritivo e exploratório. Por fim, o presente trabalho conseguiu identificar a partir do primeiro episódio da série Emily in Paris a presença de estereótipos, clichês, choque cultural e etnocentrismo na representação da cultura de Paris e seus habitantes.
Abstract: The media have a fundamental role in the creation and diffusion of cultural representations. Through movies, TV shows, music, books, magazines, social networks and other media, the media help to shape our perceptions about different cultures, people, social groups and identities and, consequently, influence the way we relate and we behave towards them. Therefore, it becomes important to study the cultural representations promoted by the media and, in the case of this work, those made through serial programs. Therefore, this article seeks to identify and analyze the main cultural representations presented in the Emily in Paris series through the analysis of its first episode. To achieve this objective, we opted for a contentanalysis of a qualitative nature and of a descriptive and exploratory nature. Finally, the present work was able to identify, from the first episode of the series Emily in Paris, the presence of stereotypes, clichés, culture shock and ethnocentrism in the representation of the culture of Paris and its inhabitants.
Palavras-chave: Representação cultural
Mídia
Streaming
Paris
Turismo
Cultural representation
Media
Streaming
Paris
Tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15869
Data do documento: 11-Jul-2023
Aparece nas coleções:Turismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons