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Tipo: Tese
Título: Avaliação do desempenho do estudante de medicina pela medida da proficiência: descrição de uma metodologia de análise dos resultados do teste de progresso por meio da teoria de resposta ao item
Autor(es): Rocha, Monica Couto Guedes Sejanes da
Primeiro Orientador: Chebli, Julio Maria Fonseca
Co-orientador: Tibiriçá, Sandra Helena Cerrato
Membro da banca: Ricardo, Djalma Rabelo
Membro da banca: Ezequiel, Oscarina da Silva
Membro da banca: Silva, Wellington
Membro da banca: Guedes, Ana Lúcia de Lima
Resumo: Objetivo: Avaliar, por meio da Teoria de Resposta ao Item, os resultados do Teste de Progresso em função dos níveis de proficiência e desempenho dos estudantes. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 1559 estudantes de Medicina brasileiros. A estimativa da proficiência e calibração dos parâmetros dos itens foi realizada pelo software BILOG MG 3.0. Para a construção da escala de proficiência, foram selecionados itens de discriminação a > 1, que quando submetidos a técnica de agrupamento por meio da metodologia k-means, formaram seis subconjuntos com níveis crescentes de proficiência. A interpretação pedagógica da escala foi obtida pela relação dos níveis de proficiência com os domínios cognitivos testados. Calculado o intervalo de confiança de 95% e aplicado o teste de Tukey, para analisar a diferença entre as médias de proficiência. Resultados: A frequência de alunos que realizou o teste foi de 94,2%. A proficiência variou de 470 a 580 pontos, com média de 500 pontos e aumentou progressivamente na graduação, um indicador de validade das medidas obtidas. A curva de ajuste dos estudantes ao teste, indicou um teste difícil e a discriminação foi moderada a alta em 61,5% dos itens. Conclusões: A análise dos resultados do Teste de Progresso realizada pela Teoria de Resposta ao Item, demonstrou ser uma ferramenta robusta para avaliar o desempenho de estudantes de Medicina
Abstract: Objective: To evaluate, through Item Response Theory, the results of the Progress Test according to the students' proficiency and performance levels. Methods: A crosssectional study was conducted with 1559 Brazilian medical students. The estimation of proficiency and calibration of item parameters was performed using BILOG MG 3.0 software. For the construction of the proficiency scale, items with discrimination a > 1 were selected, which when submitted to the clustering technique using the k-means methodology, formed six subsets with increasing levels of proficiency. The pedagogical interpretation of the scale was obtained by relating proficiency levels to the cognitive domains tested. The 95% confidence interval was calculated and Tukey's test was applied to analyze the difference between the proficiency means. Results: The frequency of students who took the test was 94.2%. Proficiency ranged from 470 to 580 points, with a mean of 500 points, and increased progressively in graduation, an indicator of the validity of the measures obtained. The students' adjustment curve to the test indicated a difficult test and discrimination was moderate to high in 61.5% of the items. Conclusions: The analysis of the results of the Progress Test performed by Item Response Theory proved to be a robust tool to assess the performance of medical students.
Palavras-chave: Educação médica
Avaliação educacional
Cognição
Competência profissional
Psicometria
Medical education
Educational assessment
Cognition
Professional competence
Psychometrics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15867
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde (Teses)



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