https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15865
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
kianadesousasantos.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A implementação do componente curricular Projeto de Vida: estudo de caso em uma escola de ensino médio do Ceará |
Autor(es): | Santos, Kiana de Sousa |
Primeiro Orientador: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Durán, Paulo Renato Flores |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pretende abordar como se deu a opção pelo Componente Curricular Projeto de Vida (PV), analisando sua implementação e percebendo o que pode ser melhorado no processo, para que a escola alcance um melhor resultado dentro do que objetiva com o PV. Compreendemos que a importância deste trabalho se justifica pela necessidade de entender a opção pelo Projeto de Vida, feita pela Escola, e de que modo esse componente está sendo implementado, para que seja possível contornar quaisquer impasses ainda no processo de implementação. O lócus da pesquisa é a Escola de Ensino Médio Regular Maria José Magalhães, localizada no Distrito de Sítio Alegre, Morrinhos. Assumimos como hipótese que a gestão das relações dos estudantes com a escola, materializada, também, pelo currículo, pode colaborar para a elevação de sua aprendizagem e para o desenvolvimento de expectativas de vida e de projetos de futuro, sendo o Componente Projeto de Vida uma ferramenta que pretende atuar nesse sentido. O objetivo da pesquisa é analisar as razões para a implantação do Projeto de Vida e o próprio processo de implementação na Escola pesquisada, de modo que se perceba alguma inconsistência ou problema que possa ser contemplado no Plano de Ação Educacional (PAE). O referencial teórico organiza-se nos eixos: função social da escola; clima escolar; e desenvolvimento de projetos de futuro. Para embasar a relação dos eixos com o caso, utilizou-se bibliografia produzida por Perrenoud (2013), Lück (2017), além de Araújo, Arantes e Pinheiro (2020). A metodologia da pesquisa deu-se a partir do estudo de teóricos, levantamento de dados de fonte secundária e por meio de pesquisa por fonte primária, com o uso de questionário e entrevista. Os resultados da Pesquisa, obtidos por meio do estudo dos dados de questionários e de entrevista, apontam fragilidades na implementação do PV, como, por exemplo, dificuldade de compreensão dos objetivos do componente, bem como da avaliação da proposta, situações que devem ser analisadas para possíveis intervenções, propostas no PAE, contido neste trabalho. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), intends to address how the option for Curricular Component Life Project (PV), analyzing its implementation and perceiving what can be improved in the process, so that the school achieves a better result within what it aims with the PV. We understand that the importance of this work is justified by the need to understand the option for the Life Project, made by the School, and how this component is being implemented, so that it is possible to overcome any impasses still in the implementation process. The locus of the research is the Maria José Magalhães Regular High School, located in the District of Sítio Alegre, Morrinhos. We assume as a hypothesis that the management of students' relationships with the school, materialized also by the curriculum, can contribute to the improvement of their learning and to the development of life expectations and future projects, with the Life Project Component being a tool that intends to work in this direction. The objective of the research is to analyze the reasons for the implementation of the Life Project and the implementation process itself in the researched School, so that any inconsistency or problem that can be contemplated in the Educational Action Plan (PAE) is noticed. The theoretical framework is organized around the axes: social function of the school; school climate; and development of future projects. To base the relationship of the axes with the case, we used bibliography produced by Philippe Perrenoud (2013), Heloisa Lück (2017), in addition to Ulisses Araújo, Valéria Arantes and Viviane Pinheiro. The research methodology was based on the study of theorists, data collection from a secondary source and through research using a primary source, using a questionnaire and an interview. The results of the Research, obtained through the study of data from questionnaires and interviews, point to weaknesses in the implementation of the PV, such as, for example, difficulty in understanding the objectives of the component, as well as evaluating the proposal, situations that must be analyzed for possible interventions, proposed in the PAE, contained in this work. |
Palavras-chave: | Projeto de vida Implementação Gestão Currículo Life project Implementation Management Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15865 |
Data do documento: | 7-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons