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dc.contributor.advisor1Frossard, Miriane Sigiliano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Fraga, Carla Conceição Lana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Anjos Junior, Edwaldo Edwaldo Sérgio dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorLeite, Karina de Faria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T13:29:14Z-
dc.date.available2023-08-30-
dc.date.available2023-08-30T13:29:14Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15858-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to present the relations between consumption and media, pointing out the phenomenon of k-pop entertainment as a promoter of Korean culture, as its extension, called k-food, being a term given to the segment of South Korean cuisine . It is proposed, therefore, to reflect on the rise of Korean cuisine and its influence on gastronomic consumption in Brazil. In this sense, the bibliographic method was used for the research, based on a qualitative approach of an exploratory nature, followed by interviews with two enterprises in the Korean food sector in Juiz de Fora — MG. It was verified that the media is the main tool used to insert the 'K' culture, as well as the k-food product, in the commerce, inducing and attracting more consumers who not only buy their products, but who also relate to the korean culture.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo central deste trabalho é apresentar as relações entre consumo e mídia, apontando o fenômeno de entretenimento k-pop como promotor da cultura coreana, como a sua extensão, chamada de k-food, sendo um termo dado ao segmento da culinária sul-coreana. Propõe-se, assim, refletir sobre a ascensão da culinária coreana e sua influência para o consumo gastronômico no Brasil. Nesse sentido, para a pesquisa foi utilizado o método bibliográfico, baseado em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, seguido de entrevistas com dois empreendimentos do ramo alimentício coreano em Juiz de Fora — MG. Verificou-se que a mídia é a principal ferramenta utilizada para inserir a cultura ‘K’, bem como o produto k-food, no comércio, induzindo e captando mais consumidores que não só comprem os seus produtos, mas que também se relacionem com a cultura coreana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectK-foodpt_BR
dc.subjectK-poppt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCoreia do Sulpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDa mídia ao consumo: a tendência K-food no comércio de alimentos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe K-food trend in the food trade in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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