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Clase: Dissertação
Título : Protagonismo juvenil: construção e participação nos grêmios estudantis nas escolas públicas da CREDE 14, no Ceará
Autor(es): Vieira, Yres Stella Macedo
Orientador: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Miembros Examinadores: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Miembros Examinadores: Sousa, Diogo Tourino de
Miembros Examinadores: Rosistolto, Rodrigo Pereira da Rocha
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No desenvolvimento do trabalho, visamos abordar um Caso de Gestão que trata da relação Grêmio Estudantil x Gestão Escolar, perpassando as discussões sobre a participação ativa dos jovens nas Escolas Públicas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 14 (CREDE 14). A partir do ideário participativo do Protagonismo Juvenil e dos princípios representativoparticipativos da Gestão Democrática, os Grêmios Estudantis são considerados como organizações representativas dos interesses dos estudantes e adquirem importância na estrutura escolar, tornando-se substancial a investigação da vivência dos jovens nestes organismos. Desse modo, buscamos a compreensão e a análise, pelo viés da democracia participativa, de como os Grêmios Estudantis das Escolas Públicas Estaduais da CREDE 14 têm se constituído e das dificuldades vivenciadas na atuação deste órgão colegiado no âmbito escolar. Primeiramente, delineamos o panorama da política de incentivo ao Protagonismo Juvenil nas escolas públicas em âmbito nacional e dentro do estado do Ceará, especificamente na CREDE 14, chegando a um dos seus desdobramentos, os Grêmios Estudantis. Em seguida, foram realizados dois grupos focais distintos, um com os gestores escolares e outro com estudantes que compõem os Grêmios Estudantis, a fim de analisar a atuação dos Grêmios Estudantis das Escolas Públicas Estaduais da CREDE 14. Para isso, tomamos como referencial teórico Costa e Vieira (2006) e Souza (2006), para tratarmos sobre Protagonismo Juvenil, e Dayrell (2007), Costa (2010), Lück (2009), Ferreira e Pereira (2017), Martins e Dayrell (2013), Machado e Goulard (2019), Pavão e Carbello (2013) e Costa e Vieira (2006), para falarmos de Juventude, Participação, Gestão Democrática e Grêmio Estudantil. Por fim, traçamos uma proposta de intervenção, por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE), que visa colaborar para o fortalecimento dos Grêmios Estudantis nas Escolas Públicas da CREDE 14.
Resumen : This dissertation was developed in the scope of the Professional Master's in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). In the development of the work, we aim to approach a Management Case that deals with the Student Union x School Management relationship, passing through the discussions about the active participation of young people in Public Schools of the Regional Coordination for the Development of Education 14 (CREDE 14). From the participatory ideology of the Youth Protagonism and the representative-participatory principles of Democratic Management, Student Unions are considered as organizations representing the interests of students and acquire importance in the school structure, making the investigation of the experience of young people in these bodies substantial. In this way, we seek to understand and analyze, through the bias of participative democracy, how the Student Unions of State Public Schools of CREDE 14 have been constituted and the difficulties experienced in the performance of this collegiate body in the school environment. First, we outline the panorama of Youth Protagonism incentive policy in public schools nationwide and within the state of Ceará, specifically in CREDE 14, reaching one of its developments, the Student Unions. Then, two different focus groups were carried out, one with school managers and another with students who make up the student unions, in order to analyze the performance of the Student Unions of the State Public Schools of CREDE 14. For this purpose, we take as theoretical reference Costa and Vieira (2006) and Souza (2006), to dealing with Youth Protagonism, and Dayrell (2007), Costa (2010), Lück (2009), Ferreira and Pereira (2017), Martins and Dayrell (2013), Machado and Goulard (2019), Pavão and Carbello (2013) and Costa and Vieira (2006), to talk about Youth, Participation, Democratic Management and Student Union. Finally, we outline an intervention proposal, through an Educational Action Plan (PAE), which aims to collaborate for the strengthening of Student Unions in CREDE 14 Public Schools.
Palabras clave : Protagonismo juvenil
Grêmio estudantil
Gestão democrática
Youth protagonism
Student union
Democratic management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15788
Fecha de publicación : 1-mar-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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