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Tipo: Dissertação
Título: Saberes docentes e histórias de vida de professores/as de danças de salão de Juiz de Fora - MG
Autor(es): Paiva, Annelise Gomes de
Primeiro Orientador: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Neves, Clara Mockdece
Membro da banca: Souza, Edilson Fernandes de
Membro da banca: Rosa, Marcelo Victor da
Resumo: A relevância dessa pesquisa se fundamenta na ausência de iniciativas acadêmicas e formadoras voltadas para os/as profissionais atuantes na área das Danças de Salão (DS). Nesse contexto, emergiu a seguinte questão norteadora: quais são e como se estruturam os saberes docentes que constituem a formação de professores/as de DS de Juiz de Fora graduados em Educação Física (EF)? Os fatos de não existir o curso superior específico em DS e de entendermos que a graduação em Dança no contexto local de Juiz de Fora é de difícil acesso justificam nossa escolha pela área da EF. Sendo assim, o objetivo central do estudo é analisar os saberes docentes que constituem a formação de professores/as de DS de Juiz de Fora graduados em EF. Além disso, a pesquisa apresenta como objetivos específicos: entender a relação entre atuação profissional em DS e processos de formação de professores/as da EF e os aspectos teóricos que envolvem esse contexto; conhecer as histórias de vida pessoal, escolar e acadêmica de professores/as de DS de Juiz de Fora graduados/as em EF; e analisar os processos de formação profissional de professores/as de DS de Juiz de Fora e como esses processos influenciaram na prática desses/as profissionais. A fim de alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa se estrutura sob a triangulação de fontes empíricas, bibliográficas e documentais, ancorada em uma abordagem qualitativa de investigação, com estreita relação com os estudos (auto)biográficos. Para a construção das fontes empíricas, foram realizadas entrevistas com 04 professores/as de EF da cidade de Juiz de Fora que atuam na área das DS, seguindo a metodologia da conversação proposta por Gonzalez Rey (2005). Como fontes documentais, utilizamos de documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 1997, 2017) e o histórico escolar dos/as participantes da pesquisa. Sobre as fontes bibliográficas, a pesquisa dialoga com: os/as autores/as do campo da formação de professores/as - Maurice Tardif (2014), Selma Pimenta (2012) e Selva Fonseca (1997); e produções do campo da Dança (artigos, dissertações e teses) que, de certa forma, contemplam a formação ou o ensino das DS como objeto de estudo. A partir da análise das narrativas das histórias de vida dos/as participantes da pesquisa, inferimos que a formação em DS se relaciona às três formas de trabalho abordadas por Tardif (2014): os ofícios tradicionais, a necessidade de escolarização e a relação entre um/a aprendiz e um/a trabalhador/a experiente. Portanto, levando em consideração o processo de formação acadêmica dos sujeitos, concluímos que a graduação em EF deixa uma lacuna formativa com relação às DS, visto que não contempla essa vertente da dança com uma disciplina voltada para as danças a dois e nem contempla como um conteúdo na disciplina de Dança. Contudo, apesar da lacuna formativa específica dos conhecimentos disciplinares das DS, as narrativas dos/as professores/as contam que a graduação em EF colaborou tanto no processo de construção de suas identidades profissionais como no processo formativo deles/as.
Abstract: The relevance of this research is based on the absence of academic and training initiatives by professionals who work in the area of Ballroom Dancing (BD). In this context, the following guiding question emerged: what is the pedagogical knowledge that constitutes the training of physical education (PE) teachers of ballroom dance in Juiz de Fora? The lack of a specific undergraduate course in BD and the limited accessibility of Dance programs in the local context of Juiz de Fora justify our choice of the PE field Thus, the main goal of this study is to analyze the pedagogical knowledge that constitutes the training of BD teachers who have a degree in Physical Education, in Juiz de Fora. Additionally, the research presents the following specific objectives: to understand the relationship between professional practice in BD and the training processes of PE teachers, as well as the theoretical aspects involved in this context; to explore the personal, educational, and academic life stories of BD teachers in Juiz de Fora who have graduated in PE; and to analyze the professional training processes of BD teachers in Juiz de Fora and how these processes have influenced their practice. In order to achieve the proposed objectives, this research is structured on the correlation of empirical, bibliographical and documental sources, within a qualitative research approach, in a close relationship with (auto)biographical studies. For the construction of the empirical sources,04 PE teachers were interviewed. All of them are from Juiz de Fora and work with BD. The interviews followed the methodology of conversation proposed by Gonzalez Rey (2005). As documentary sources, there were legal documents such as the National Curriculum Parameters (PCNs), the Common National Curriculum Base (BNCC) (BRASIL, 1997, 2017) and the school records of the research participants. Regarding bibliographic sources, the research dialogues with: authors from the field of teacher training - Maurice Tardif (2014), Selma Pimenta (2012) and Selva Fonseca (1997); and productions from the field of Dance (articles, dissertations and theses) that somehow contemplate the training or the teaching of BD as an object of study. From the analysis of the narratives of the life stories of the research participants, we infer that training in BD is related to the three forms of work addressed by Tardif (2014): traditional crafts, the need for schooling and the relationship between a an apprentice and an experienced worker. Therefore, taking into account the subjects' academic training process, we conclude that the undergraduate course in PE presents an educational gap in relation to BD, since it does not contemplate this aspect of dance as a subject focused on dancing into pairs and does not contemplate it as a content in the Dance subject. However, in spite of the specific educational gap regarding the knowledge of BD as a subject, the teachers' narratives show that the graduation in PE has contributed both to the process of constructing their professional identities and to their professional training process.
Palavras-chave: Histórias de vida
Formação docente
Dançar a dois
(Auto)biografia
Dança
Life histories
Teacher's education
Ballroom dancing
(Auto)biography
Dance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15777
Data do documento: 22-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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