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Clase: Dissertação
Título : Prevalência e natureza de onicodistrofias em crianças de uma escola pública de Juiz de Fora
Autor(es): Rocha, Everton Soares
Orientador: Gamonal, Aloísio Carlos Couri
Miembros Examinadores: Neves, Luiz Antonio Tavares
Miembros Examinadores: Montessi, Jorge
Resumo: FUNDAMENTOS: As alterações no exame clínico das unhas são frequentes nos adultos e mais raras nas crianças. Existem poucos trabalhos investigando a frequência e a natureza de alterações ungueais em pacientes pediátricos. OBJETIVO: Investigar a prevalência e a natureza de onicodistrofias em crianças escolares e identificar quais são as mais prevalentes. MÉTODOS: Estudo transversal realizado de setembro/2011 a março/2012. Foram examinadas 177 crianças, de 7 a 10 anos, de uma escola pública de Juiz de Fora-MG, Brasil. As alterações encontradas foram registradas com fotografias. As análises estatísticas foram realizadas no SPSS, 15.0. RESULTADOS: Pelo menos um tipo de alteração em uma das unhas de 91 crianças (51,4%) foi detectado. As unhas dos dedos dos pés foram mais afetadas que nas mãos (32,2% contra 24,9%). Constatou-se também uma maior variedade de alterações ungueais nos pés. Foram observadas mais alterações entre as crianças do gênero masculino que entre as do feminino. No grupo de indivíduos melanodérmicos, a percentagem de alterações encontradas foi maior que nos demais grupos de cor da pele. A leuconíquia foi o sinal clínico mais encontrado nas unhas das mãos, enquanto o grupo “onicodistrofias provocadas por traumatismos” constituiu a alteração mais frequente nas unhas dos pés. Nestas, a melanoníquia foi também um sinal clínico frequente. O hábito de roer as unhas (onicofagia) foi relatado por 34 estudantes (19,2%). CONCLUSÃO: Os achados mostram uma prevalência significativa de alterações no exame das unhas. Portanto, recomenda-se que a inspeção das unhas das mãos e dos pés faça parte do exame clínico dermatológico pediátrico.
Resumen : BACKGROUND: Changes in the clinical examination of the nails are frequent in adults and rarer in children. There are few studies investigating the frequency and nature of nail alterations in infant patients. OBJECTIVE: To investigate the prevalence and nature of onychodistrophies in schoolchildren and to identify which are the most prevalent. METHODS: a cross-sectional study was carried out from September 2011 to March 2012. One hundred and seventy-seven children have been examined, aged 7-10 years, from a public school of Juiz de Fora-MG, Brazil. The alterations were recorded by photographs. The statistical analysis was performed in SPSS, 15.0. RESULTS: At least one type of change in one of the nails of 91 children (51.4%) was detected. The nails of the toes were more affected (32.2%) than in the hands (24.9%). A greater variety of nail changes in the feet was also observed. Most changes were noted among male children than among females. The percentage of changes found in the group of melanodermic individuals was greater than in the other groups of colored skin. Leukonychia was the most frequent clinical sign found in fingernails, while the group "onychodistrophies caused by trauma" was the most frequent change in the toenails. In these, the melanonychia was also a frequent clinical sign. The habit of nail biting (onychophagy) was reported by 34 students (19.2%). CONCLUSION: The findings show a significant prevalence of alterations in the examination of the nails. Therefore, it is recommended that the inspection of the nails of the hands and feet takes part of pediatric dermatological clinical examination.
Palabras clave : Criança
Doenças da unha
Dermatopatias
Child
Nail diseases
Skin diseases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1576
Fecha de publicación : 11-dic-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Saúde (Dissertações)



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