Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15767
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do desempenho de discentes monitores do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora na construção do diagnóstico e plano de tratamento de pacientes odontológicos
Autor(es): Zeferino, Maria Vitória de Sá
Primeiro Orientador: Devito, Karina Lopes
Membro da banca: Ferreira, Luciano Ambrósio
Membro da banca: Silva, Breno Nogueira
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de discentes que participaram do Programa de Monitoria no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em disciplinas com práticas clínicas, em relação à construção do diagnóstico e plano de tratamento, comparando estas habilidades com as apresentadas por alunos não monitores. A estratégia utilizada neste estudo foi a aplicação de um questionário anônimo a 12 alunos que haviam participado do programa de monitoria em disciplinas com práticas clínicas e a 12 alunos não monitores. O questionário foi composto por seis questões que tinham o objetivo de conhecer melhor o perfil de discentes monitores e a experiência destes alunos com o programa, e por três casos clínicos fictícios, que permitiram a avaliação da construção do diagnóstico e do plano de tratamento. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa entre os dois grupos avaliados nas pontuações obtidas pelas respostas aos casos clínicos. Além disso, observou-se que os monitores participantes do estudo avaliaram positivamente sua participação no programa de monitoria, relatando que houve ganho de experiência e conhecimentos, e consideraram indicar a monitoria para outros estudantes. Desse modo, mesmo que o resultado encontrado não tenha mostrado diferença entre os discentes, foi possível verificar que a prática da monitoria tem sido relevante para os estudantes, colaborando para aquisição de características e experiências que são indispensáveis à formação do cirurgião-dentista.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the performance of students who participated in the Monitoring Program in the Graduation Course in Dentistry at University Federal of Juiz de Fora (UFJF), in disciplines with clinical practices, in relation to the construction of the diagnosis and treatment plan, comparing these skills with those presented by students not monitors. The strategy used in this study was the application of an anonymous questionnaire to 12 students who had participated in the monitoring program in subjects with clinical practices and to 12 students who were not monitors. The questionnaire consisted of six initial questions that aimed to better understand the profile of student monitors and the experience of these students with the program, and three fictitious clinical cases, which allowed the assessment of the construction of the diagnosis and treatment plan. The results obtained showed that there was no significant difference between the two groups evaluated in the scores obtained by the responses to the clinical cases. In addition, it was observed that the monitors participating positively evaluated their participation in the monitoring program, reporting that they gained experience and knowledge, and considered indicating monitoring to other students. Thus, even though the result found did not show any difference between the students, it was possible to verify that the monitoring practice has been relevant for the students, contributing to the acquisition of characteristics and experiences that are essential for the performance of the dentist.
Palavras-chave: Odontologia
Estudantes
Monitoria
Diagnóstico
Plano de tratamento
Denstistry
Students
Mentoring
Diagnosis
Patient care planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15767
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons