https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15753
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leticiafilgueirasdemendonça.pdf | 888 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Hilda Aparecida Linhares da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0228497864141491 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.creator | Mendonça, Letícia Filgueiras de | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T10:31:00Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11 | - |
dc.date.available | 2023-08-16T10:31:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15753 | - |
dc.description.abstract | This is a Course Completion Work, monograph, which seeks, based on a bibliography review study, to discuss the importance of playing in child development. In the chapters that make up this work, childhood is presented as marked by playing, which involves cultural, social and playful practices experienced in their social group. Playing is seen as a right because, from it, children acquire experiences and experiences, exploring their creativity, imagination, interaction, autonomy and meanings that play acquires for the child who plays. Playing, therefore, is born out of unrealizable desires for the child at that moment, the object gaining prominence, since it, in the act of playing, loses its determining force and is transformed by the child's imagination and creativity, into what the child attributes to. meaning. Within the scope of reflections on play, ludicity is highlighted based on the theoretical postulates of Cipriano Luckesi, who conceptualizes it as a full, internal experience of the subject who experiences it, allowing both children and adults to be fully involved in an activity in a pleasurable way, thus being playful. Finally, it is highlighted what the official documents assure children with regard to playing as a right and the final considerations | pt_BR |
dc.description.resumo | Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, monografia, que busca, com base num estudo de revisão de bibliografia, discorrer sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Nos capítulos que compõem este trabalho, a infância é apresentada como marcada pelo brincar, que envolve práticas culturais, sociais e lúdicas vivenciadas em seu grupo social. O brincar é visto como um direito pois, a partir dele, as crianças adquirem experiências e vivências, explorando sua criatividade, imaginação, interação, autonomia e significados que a brincadeira adquire para a criança que brinca. A brincadeira, assim, nasce de desejos irrealizáveis naquele instante pela criança, ganhando destaque o objeto, uma vez que ele, no ato de brincar, perde sua força determinadora e é transformado pela imaginação e criatividade da criança, naquilo para o que a criança atribui significado. No âmbito das reflexões sobre a brincadeira, é destacada a ludicidade a partir dos postulados teóricos de Cipriano Luckesi, que a conceitua como uma experiência plena, interna, do sujeito que a vivencia, possibilitando tanto às crianças quando aos adultos estiverem totalmente envolvidos em uma atividade de forma prazerosa sendo, assim, lúdica. Por fim, é destacado o que os documentos oficiais asseguram às crianças no que se refere ao brincar como um direito e as considerações finais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Child | pt_BR |
dc.subject | Child Education | pt_BR |
dc.subject | Ludic | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A importância do brincar no desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License