Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15751
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lidiamaiamoreira.pdf4.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : As ruas como espaços de sociabilidade: relações entre a configuração da malha urbana e o potencial de vitalidade da via pública em Juiz de Fora-MG
Autor(es): Moreira, Lídia Maia
Orientador: Castañon, José Alberto Barroso
Miembros Examinadores: Trevisan, Eveline Prado
Miembros Examinadores: Fernandes, Bruno Ribeiro
Resumo: Desde o princípio de formação das cidades, anunciada pela sedentarização do homem e seu estabelecimento em um local específico, a forma coletiva de habitar se apresenta como um componente sustentador da sociedade. E, por isso, a cidade carrega o papel fundamental de promover espaços propícios à sociabilidade dos indivíduos. Nessa concepção, os espaços públicos, como praças, parques e jardins, tiveram especial atenção nos princípios do planejamento urbano. Todavia, durante um longo período de tempo, as ruas, principal integrante do sistema de espaços públicos de uma cidade, por inúmeras razões, teve sua importância reduzida à mero canal de circulação, reprimindo a vitalidade das vias públicas. Diante desse contexto, este trabalho objetivou construir uma reflexão acerca da importância da sociabilidade das ruas como fato urbano essencial para o cumprimento da função social da cidade, considerando a relação existente entre duas variáveis: a configuração da malha urbana e o potencial de vitalidade das vias públicas. Para isso, foi desenvolvida uma análise empírica na Região de Planejamento Centro da cidade de Juiz de Fora-MG a fim de determinar a relação entre essas duas variáveis. Fez-se uso da Teoria da Sintaxe Espacial para o estudo da configuração urbana, considerando as medidas sintáticas de Integração, Conectividade e Escolha e, para avaliar as condições de vitalidade das vias foram observados seis elementos, a saber: 1) uso do solo; 2) interface público/privado; 3) calçada; 4) travessia; 5) mobiliário urbano; e, 6) vegetação. Como resultado principal, chegou-se à conclusão de que, no objeto de estudo em específico, parece existir uma relação direta entre as duas variáveis de análise. Todavia, apesar da existência dessa relação, é preciso reconhecer que a discussão sobre a importância das ruas como espaços de sociabilidade é muito mais complexa do que, simplesmente, avaliar o arranjo da malha urbana e os elementos físicos que compõem as ruas. É preciso que essa discussão seja tratada, também, por uma perspectiva social, de modo a compreender as relações existentes em um ambiente tão complexo quanto os espaços públicos de uma cidade, considerando, principalmente, as percepções e atuações na escala humana.
Resumen : Since the beginning of the formation of cities, announced by the sedentariness of man and his settlement in a particular place, the collective way of life presents itself as a fundamental component of society. Therefore, the city plays the fundamental role of creating spaces conducive to the sociability of people. In this conception, public spaces, such as squares, parks, and gardens were given special attention in urban planning principles. However, for a long period of time the streets, the main component of the system of public spaces in a city, for many reasons, had their importance reduced to a mere traffic circulation channel that reduces the vitality of public roads. Against this background, this work aimed to provide a reflection on the importance of the sociability of streets as an essential urban fact for the fulfillment of the social function of the city taking into account the relationship between two variables: the configuration of the urban fabric and the vitality potential of the public streets. For this purpose, an empirical analysis was developed in the Center Planning Region of the city of Juiz de Fora-MG to determine the relationship between these two variables. The Spatial Syntax Theory was used to study the urban configuration considering the syntactic measures of Integration, Connectivity, and Choice and to evaluate the streets vitality conditions six elements were observed: 1) land use; 2) public/private interface; 3) sidewalk; 4) crossing; 5) street furniture; and, 6) vegetation. The main finding was that there appears seems to be a direct relationship between the two analysis variables in the specific subject of study. Despite this relationship, however, it must be recognized that the discussion of the importance of streets as spaces of sociability is much more complex than simply evaluating the arrangement of the urban fabric and the physical elements that make up the streets. This discussion must also be conducted from a social perspective in order to understand the existing relationships in such a complex environment as the public spaces of a city, taking into account, above all, the perceptions and actions at the human level.
Palabras clave : Vitalidade urbana
Teoria da lógica social do espaço
Sintaxe espacial
Estrutura urbana
Sistema viário
Urban vitality
The social logic of space
Spatial syntax
Urban structure
Road system
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15751
Fecha de publicación : 19-jun-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons