Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15740
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
juliaguimaraesdagamafernandes.pdfPDF/A545.36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau
Autor(es): Fernandes, Júlia Guimarães da Gama
Orientador: Muanis, Felipe de Castro
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Luiz Carlos Gonçalves de
Miembros Examinadores: Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo discutir o lugar da poesia na criação artística de Jean Cocteau. Investiga-se, principalmente, como Cocteau se constituiu enquanto artista, transitando entre diferentes linguagens e atuando de maneira múltipla no meio artístico. Nesse sentido, busca-se entender como o artista compreendia a poesia para além de seus aspectos textuais, expandindo-a para as artes plásticas, para a música e para o cinema. Sua produção plural, desenvolvida primariamente no contexto das vanguardas modernas de 1920 e 1930, diz respeito a uma trajetória que tem, paradoxalmente, uma influência direta das narrativas clássicas e da arte moderna. Essa constante movimentação de Cocteau, que não se fixa a nenhuma corrente artística, acaba fazendo-o ocupar um entre-lugar, constantemente invisibilizado e marginalizado. A sua compreensão do cinema e das outras artes se deu, portanto, a partir de uma ótica muito particular. A Trilogia Órfica (1932 – 1960), sua obra mais duradoura, é analisada para fundamentar o debate introduzido pelo trabalho e para mostrar como a obra de Cocteau se constituiu de elementos muitos próprios, pautada principalmente em uma representação poética do eu.
Resumen : La présente étude a pour but de discuter le lieu de la poésie dans la création artistique de Jean Cocteau. On explore, surtout, la façon dont Cocteau se constitue en tant qu’artiste, transitant parmi les différents langages et agissant de manière multiple dans le milieu artistique. Dans ce sens, on cherche à saisir la façon dont l’artiste comprenait la poésie au-delà de ses aspects textuels, en l’étendant aux arts plastiques, à la musique et au cinéma. Sa production diverse, développée principalement dans le contexte des avant-gardes modernes des années 1920 et 1930, dit d’une trajectoire qui a paradoxalement, une influence directe sur les récits classiques et l'art moderne. Ce mouvement constant de Cocteau, qui ne se limite pas à un seul courant artistique, lui permet d’occuper un entre-lieu, constamment invisible et marginalisé. Sa compréhension du cinéma et d’autres arts s’est formée donc d'un point de vue très particulier. On analyse la Trilogie Orphique (1932 - 1960), son œuvre la plus durable, pour fonder le débat introduit par cette recherche et montrer comment l'œuvre de Cocteau est composée d'éléments qui lui étaient propres, fondée principalement sur une représentation poétique de soi.
Palabras clave : Poesia
Jean Cocteau
Arte
Cinema
Art
Poésie
Cinéma
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15740
Fecha de publicación : 16-mar-2021
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons