Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15699
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniocarlibertazzoneto.pdfPDF/A1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Decisões estratégicas de uma indústria de processamento de plástico no interior de Minas Gerais
Author: Bertazzo Neto, Antônio Carli
First Advisor: Paula Neto, Alcielis de
Referee Member: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Referee Member: Lins Filho, Marcos Luiz
Resumo: O presente estudo aborda os desdobramentos da Gestão Estratégica em organizações que atuam no beneficiamento de um produto considerado controverso, o plástico. O objetivo proposto é analisar as decisões estratégicas de uma indústria do plástico no interior de Minas Gerais. Para tanto, buscou-se um embasamento teórico que revisou conteúdos acadêmicos acerca da essência da gestão e do pensamento estratégico, bem como da noção de decisões estratégicas, propriamente ditas. Com efeito, abordaram-se questões relativas à análise ambiental nas organizações (externa – macro e específico/tarefa e interna – âmbito das áreas funcionais), pontuando-se ainda parâmetros das decisões estratégicas nos níveis empresarial/corporativo, de unidade de negócios e funcionais. Adicionalmente, a questão da implementação e do processo de controle e avaliação das estratégias também foi anotado, além de uma contextualização da indústria do plástico e os potenciais problemas causados por este material. Assim sendo, do ponto de vista metodológico, este TCC é de natureza qualitativa-exploratória, representado por uma pesquisa de campo (diagnóstica) e guiado por entrevistas em profundidade com os principais executivos de uma indústria do plástico de uma cidade do interior do estado. Portanto, um tipo estudo de caso, cuja notoriedade se atesta pelo rápido crescimento e importância desta organização no desenvolvimento local/regional. Desta feita, a partir da análise dos dados apurados, constatou-se que a empresa pesquisada toma suas decisões estratégicas seguindo as tendências e variações do mercado. Existe por parte da organização a conscientização sobre os impactos negativos do descarte inadequado dos resíduos da indústria do plástico no meio ambiente, creditam a maior parte da responsabilidade pela situação no consumidor final, onde os resíduos são lançados no meio ambiente sem tratamento adequado, e buscam mitigar estes danos por meio de várias medidas descritas neste estudo. Em relação à atuação estratégica junto ao ambiente específico e/ou de tarefas se apresentam como principais estratégias utilizadas: contratos de longo prazo na aquisição de matéria-prima, diversificação do portfólio, bom relacionamento com os clientes, o cumprimento rigoroso da legislação vigente para o setor, assim como a concessão de benefícios para seus colaboradores. Ao diagnosticar os fatores mais relevantes quanto a definição da estratégia a nível funcional, o estudo apresentou o seguinte resultado: a atualização da identidade visual da empresa, o aumento da linha de produção, a adoção de novas tecnologias, a ampliação do parque industrial, a profissionalização do setor financeiro e o baixo nível de endividamento da empresa estudada. Enfim, o arremate conclusivo é que a organização em estudo compreende bem o seu papel como criadora de valor por meio das demandas do mercado, no sentido de gerar conforto, comodidade e praticidade ao consumidor, porém sem perder de vista aquilo que o discurso do ambientalmente correto e a sustentabilidade do planeja exigem.
Abstract: The present study addresses the unfolding of Strategic Management in organizations that work in the processing of a product considered controversial, plastic. The proposed objective is to analyze the strategic decisions of a plastic industry in the interior of Minas Gerais. For that, a theoretical basis was sought that reviewed academic content about the essence of management and strategic thinking, as well as the notion of strategic decisions, per se. Indeed, issues related to environmental analysis in organizations (external – macro and specific/task and internal – scope of functional areas) were addressed, also pointing out parameters of strategic decisions at the business/corporate, business unit and functional levels . Additionally, the issue of implementation and the process of control and evaluation of strategies was also noted, in addition to a contextualization of the plastic industry and the potential problems caused by this material. Therefore, from a methodological point of view, this TCC is of a qualitative- exploratory nature, represented by field research (diagnosis) and guided by in-depth interviews with the main executives of a plastics industry in a city in the interior of the state. Therefore, a case study type, whose notoriety is attested by the rapid growth and importance of this organization in local/regional development. This time, from the analysis of the collected data, it was verified that the researched company takes its strategic decisions following the trends and variations of the market. The organization is aware of the negative impacts of improper disposal of waste from the plastic industry on the environment, crediting most of the responsibility for the situation with the final consumer, where waste is released into the environment without adequate treatment, and seeks to mitigate this damage through various measures described in this study. In terms of strategic performance in the specific environment and/or tasks, the main strategies used are: long-term contracts for the acquisition of raw materials, diversification of the portfolio, good relationship with customers, strict compliance with current legislation for the sector, as well as granting benefits to its employees. By diagnosing the most relevant factors regarding the definition of the strategy at the functional level, the study presented the following result: the updating of the company's visual identity, the increase of the production line, the adoption of new technologies, the expansion of the industrial park, the professionalization of the financial sector and the low level of indebtedness of the studied company. Finally, the conclusion is that the organization under study understands well its role as a creator of value through market demands, in the sense of generating comfort, convenience and practicality to the consumer, but without losing sight of what the discourse of the environmentally correctness and sustainability of the plan require.
Keywords: Decisões estratégicas
Sustentabilidade
Ambiente específico
Indústria do plástico
Estratégias funcionais
Strategic decisions
Sustainability
Specific environment
Plastic industry
Functional strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15699
Issue Date: 10-Jul-2023
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons