Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15679
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adrianarochamirandavalle.pdf390.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: Learning To Fly: um dicionário de bordo de uma professora em devir
Autor(es): Valle, Adriana
Primeiro Orientador: Vargas, Bruna
Membro da banca: Mota, Vanessa
Membro da banca: Reis, Andreia
Resumo: Esse relato de experiência, a partir de um diálogo com Jorge Larrosa e Karen Rechia (2018), busca narrar histórias, memórias e percepções de uma professora em início de carreira, durante sua experiência na Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII. A Residência Docente é uma oportunidade para professores recém-formados experimentarem a realidade escolar em sua complexidade e multiplicidade com a supervisão e o acompanhamento de um professor efetivo do colégio pelo período de um ano, durante o qual o professor residente assiste a aulas, participa de reuniões pedagógicas e da rotina administrativa e passa por cursos de formação continuada. Imbricada nesse processo e emulando a forma proposta por Larrosa e Rechia (2018), elenco e conceituo sete palavras significativas para meu processo de formação docente durante meu período na Residência Docente, gerando assim um glossário ou dicionário afetivo e experiencial desse processo. Narro alguns de meus encontros com alunos, alegrias, adversidades, desafios, propostas metodológicas, teorias e com o meu próprio devir professora, enfatizando a importância da formação continuada para a carreira docente.
Abstract: In this work, through a dialogue with Jorge Larrosa and Karen Rechia (2018), I seek to tell stories, memories, and perceptions of a new teacher during her experience in the Teaching Residency at Colégio de Aplicação João XXIII. The Teaching Residency is an opportunity for newly graduated teachers to experience school reality in its complexity and multiplicity – by teaching classes, attending pedagogical meetings, doing administrative work, and being part of teacher training courses – with the supervision and monitoring of a permanent teacher at the school. Within this process, I list and conceptualize seven words significant to my process of teacher training during my time in the Teaching Residency, emulating the work of Larrosa and Rechia (2018), thus creating a glossary or a dictionary of experiences. I narrate some of my encounters with students, joys, adversities, challenges, methodological proposals, theories, and with my own transformation into a teacher, emphasizing the importance of continued education for teachers.
Palavras-chave: Residência Docente
Formação continuada de professores
Dicionário
Teaching Residency
Continued education
Dictionary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Colégio de Aplicação João XXIII
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15679
Data do documento: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons