Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1563
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anageovandamouraorezende.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Avaliação do desempenho docente como ferramenta de gestão para melhorar a prática pedagógica dos professores e os resultados de aprendizagem dos alunos
Author: Rezende, Ana Geovanda Mourão
First Advisor: Ferreira, Clécio da Silva
Referee Member: Melo, Manuel Palácios da Cunha e
Resumo: O presente estudo trata-se de um Plano de Ação Educacional (PAE) que se inicia relatando um caso de gestão sobre os ensaios de Avaliação do Desempenho Docente, ocorridos nas escolas públicas estaduais da 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- 7ª CREDE do Ceará. Este Plano de Ação analisa, descreve e correlaciona se os ensaios de avaliação do desempenho docente, desenvolvido na Regional, estão agregando melhorias no desempenho dos professores e nos resultados de aprendizagem dos alunos. Analisa e explicita, ainda, a implantação e as implicações desses ensaios de avaliação docente nos resultados das avaliações externas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE). Objetiva-se apontar aspectos positivos e negativos, indicando quais devem ser melhorados e sistematizados, a fim de que essa avaliação se torne numa ferramenta de gestão eficaz para melhorar o desempenho dos professores e os resultados de aprendizagem dos alunos. Para tanto, analisaram-se os resultados obtidos por meio do SPAECE dos anos de 2008, 2009 e 2010, correlacionando-se os critérios e os aspectos dessa avaliação de desempenho com os do SPAECE. Analisaram-se, ainda, pareceres descritivos emitidos pelos gestores nesses ensaios de avaliação sobre o desempenho dos professores, depoimentos e falas dos atores envolvidos, além de outros elementos que possam ter influenciado nessa avaliação. Ficou evidenciado nesse plano, que, nas ações e práticas desenvolvidas pelos técnicos e gestores da Regional, estava faltando monitoramento e acompanhamento das ações pedagógicas de forma mais atuante, em relação ao suporte pedagógico oferecido pela SEDUC, regional e pelas escolas. Sentiu-se, ainda, necessidade de otimizar melhor os recursos pedagógicos e financeiros para desenvolver as atividades pedagógicas da escola, além do redimensionamento do tempo e das orientações para tornar o planejamento dos professores mais eficaz. Detectou-se necessidade de um maior acompanhamento pelos gestores e professores à frequência e desempenho dos alunos, além de formação continuada para os professores e o uso dos resultados das avaliações internas e externas por parte de todos os atores envolvidos no processo educacional. Autores como Bonamino (2002), Pequeno e Coelho (2003), Lucena (1992), Souza & Lima(s/d), Rabaglio (2010), Perrenoud (2002), Condé (2011) e outros ajudaram a compreender o percurso e o desenho do processo vivido. O referencial teórico fundamentado nesses autores contribuiu para a formulação de um novo desenho de avaliação do desempenho docente, o qual foi proposto no último capítulo deste Plano de Ação.
Abstract: The present study is about a Plan of Educational Action (PEA) which starts relating a case of management over the essay about Teachers’ Performance Evaluation, made in the state public schools of the 7th Regional Coordination of Educational Development – 7th RCED from the Ceará. This Plan of Action analyses, describes and correlates if the teachers’ performance evaluation essays developed in the regional are aggregating tangible improvement in teachers’ performance and in the results in the students’ learning. It still analyses and makes explicit the implantation and the implications of these teachers’ evaluation essays in the results of the external evaluations of Ceará State Permanent Basic Education Evaluation System (CSPBEES). It has as its objective, to point the positive and negative aspects, designating which ones should be improved and systematized, for this evaluation to become an effective management tool to improve the teachers’ performance and the students’ learning results. For this, the 2008, 2009 and 2010 results from the CSPBEES were analyzed, this evaluation’s aspects and criteria were correlated with the CSPBEES ones. Were analyzed, also, descriptive opinions emitted by the managers in these teachers’ performance evaluation essays, declarations and speeches by the involved actors, beside other elements which may have influenced this evaluation. It was shown in this plan, that in the actions and practices developed by the technicians and managers of the regional, there was a lack of more active monitoring and follow-up to the pedagogical actions, in comparison to the pedagogical support offered by SEDUC, the regional and the schools. There is, still, the need to optimize the pedagogical and financial resources, to develop the pedagogical activities in the school, besides the resizing of the time and the orientations to make the teachers’ planning more effective.It was detected the need of a better follow-up by the managers and teachers to the attendance and the performance of the students, besides the continuing education for the teachers and the use of the results of the internal and external evaluations by all the actors involved in the educational process. Autors like Bonamino (2002), Pequeno e Coelho (2003), Lucena (1992), Souza & Lima(s/d), Rabaglio (2010), Perrenoud (2002), Conde (2011) and others, helped understanding the course and the design of the process. The theorical referencial based in the work of these autors contributed to the formulation of a new teachers’ performance evaluation, which was proposed in the last chapter of this plan of action.
Keywords: Avaliação docente
Instrumental de avaliação
Reflexão da prática docente
Teachers’ evaluation
Instrumental evaluation
Reflections of the educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1563
Issue Date: 25-Jul-2012
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.