https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15624
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
daltoncastrorocha.pdf | PDF/A | 458.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Condições iniciais e desempenho escolar: análise do programa mãe coruja pernambucana |
Autor(es): | Rocha, Dalton Castro |
Primeiro Orientador: | Feres, Flávia Lúcia Chein |
Second Advisor: | Procópio, Igor Vieira |
Membro da banca: | Freguglia, Ricardo da Silva |
Resumo: | O presente estudo buscou avaliar os possíveis impactos produzidos pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP) sobre o desempenho escolar das crianças afetadas. Foram utilizados dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), referentes aos desempenhos médios das crianças presentes no 5º ano do ensino fundamental, entre 2008 e 2018. Esses dados foram analisados através do Método Controle Sintético (CS). Os resultados encontrados demonstram que o PMCP exerceu impactos significativos sobre os desempenhos do grupo de tratamento nas disciplinas de matemática e português, com magnitudes equivalentes às encontradas em estudos de casos semelhantes na literatura. Nas estimativas principais foram encontrados impactos de cerca de 6 pontos na proficiência média em matemática e quase 3,5 para as provas de português. Contudo, os canais de transmissão destes efeitos, possivelmente, se deram mais por conta dos impactos no background familiar das crianças, em detrimento das ações mais direcionadas ao pré-natal. |
Abstract: | The present study aimed to evaluate the possible effects produced by the Mãe Coruja Pernambucana Program (PMCP) on the affected children’s school performance. Data from the Pernambuco Educational Assessment System (SAEPE), referring to the average results of children present in the last year of elementary school, were used to compose the variable of interest, between 2008 and 2018. These data were analysed using the Synthetic Control Method (SCM). The results found in this study demonstrate that PMCP have promoted significant impact around the school performance of the treatment group, in both mathematics and portuguese tests. The magnitude of these results are also aligned with evidences founded in similar case studies in the literature. In the main estimates, impacts of about 6 points were found for the average proficiency in mathematics and almost 3.5 for the Portuguese tests. Nevertheless, these effects were driven, apparently, solely due impacts on children’s parental background, despite the prenatal effects. |
Palavras-chave: | Primeira infância Early childhood Background familiar Parental background Pré-natal Prenatal Controle sintético Synthetic control PMCP PMCP |
CNPq: | 6.03.06.00-9 Economia dos Recursos Humanos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Economia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15624 |
Data do documento: | 10-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons