Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1560
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dionebaptistaribeiro.pdf9.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uma leitura sobre avaliaçâo no ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Dione Baptista
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Membro da banca: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as características de uma avaliação em Matemática para que ela esteja a serviço da aprendizagem dos estudantes. Para tal empreendimento tomamos como ponto de partida os documentos oficiais e os estudos desenvolvidos sobre o tema. O projeto foi elaborado considerando a avaliação no Ensino Fundamental no qual os sujeitos de pesquisa foram os estudantes do 7º ano de uma escola pública e caracterizou-se pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação. O Produto Educacional decorrente da dissertação será um texto dirigido a professores do Ensino Fundamental com nossas considerações sobre avaliação.
Abstract: This research aims to investigate the characteristics of an assessment in mathematics so that is in the service of student learning. For this development, we took as starting point the official documents and studies that have been done on the topic. The project was designed considering the assessment in elementary school, so the research subjects were students in 7th grade at a public school and it was characterized by the development of a qualitative research approach. The Educational Product arising from a text dissertation is aimed at elementary school teachers with our assessment considerations.
Palavras-chave: Educação Matemática
Avaliação em Matemática
Produção de Significados
Ensino e Aprendizagem
Mathematics Education
Assessment in Mathematics
Production of Meanings
Teaching and Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1560
Data do documento: 5-Out-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.