Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15608
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
grazielaquaquioferreira.pdf23.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Material didático: jogos para alfabetizar
Author: Ferreira, Graziela Quaquio
First Advisor: Magalhães, Luciane Manera
Referee Member: Calegário, Selma Maria de Oliveira
Resumo: O presente material didático é uma adaptação de dois jogos do Manual didático “Jogos de alfabetização”, elaborado pelo núcleo de pesquisa e extensão Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo dessa adaptação foi criar estratégias para jogar com a turma toda ao mesmo tempo e, com isso, contribuir com o processo de ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Elaboramos, também, quatro atividades para cada jogo com o intuito de realizar com os/as alunos/as uma sistematização dos conhecimentos a cada vez que o jogo for utilizado em sala de aula. O material foi testado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Juiz de Fora/MG. A análise da aplicação dos jogos e atividades impressas nos forneceram dados para a proposta de algumas adequações visando melhor funcionalidade do material. Por fim, concluímos que envolver a turma toda em um mesmo jogo é bastante significativo e realizar a atividade impressa para sistematização dos conhecimentos é uma oportunidade ímpar para o/a professor/a mediar o aprendizado das crianças
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Jogos para Alfabetizar
Jogos do CEEL
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15608
Issue Date: 10-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons