https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15602
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudioorlandogamaranocabral.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | “Tenho mais cadastro em farmácias do que em baladas”: rastros de discursos medicalizantes em enunciados de sujeitos homossexuais masculinos no Twitter |
Autor(es): | Cabral, Cláudio Orlando Gamarano |
Primeiro Orientador: | Castro, Roney Polato de |
Membro da banca: | Ferrari, Anderson |
Membro da banca: | Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis |
Membro da banca: | França, Filipe Gabriel Ribeiro |
Membro da banca: | Ribeiro, Paula Regina Costa |
Resumo: | Esta tese, produzida junto ao PPGE/Faced/UFJF na linha de pesquisa Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos, é o desdobramento de um trabalho de pesquisa cujo objetivo foi problematizar a forma como discursos medicalizantes marcam a sociedade ocidental e atravessam a produção de homossexualidades masculinas nos dias atuais. As problematizações que compõem os textos desta tese foram conduzidas a partir da consideração foucaultiana de que os discursos acerca do sexo e da sexualidade ocupam lugar central na produção de sujeitos na sociedade ocidental, isto é, no sexo são encontradas “as verdades mais secretas e profundas do indivíduo”, ocorrendo essa produção de sujeitos atravessada pela medicalização. Com referência nas possibilidades de análises que as teorizações pós-críticas, incluindo os estudos de gênero e os estudos culturais sob as perspectivas pós-estruturalistas, os estudos queer e as suas aproximações com os estudos foucaultianos inspiram, este estudo utilizou o conceito de medicalização para se referir a um processo indefinido e crescente que, em nossos dias, transfere, para a ciência biomédica e farmacêutica, poderes que vão muito além do tratamento de doenças, transtornos ou incômodos que possam afetar o corpo, ou seja, um poder que se estende a toda a vida. Utilizando como campo de pesquisa enunciados de sujeitos que participam do Twitter, esta pesquisa investigou, e buscou atualizar, a forma como se construiu (e se constrói) uma marca de anormalidade e doença que ainda está presente quando pensamos nas práticas sexuais e afetivas entre pessoas do mesmo gênero. Para tal intuito, investiu-se na análise do discurso de inspiração foucaultiana, para problematizar os discursos que atravessam, via medicalização, a constituição das homossexualidades, a fim de investigar como alguns discursos vêm funcionando como instrumento estratégico de normalização da sociedade, engendrando, especialmente, condutas e comportamentos de determinados corpos homossexuais masculinos. A partir dos objetivos propostos, este trabalho, ao considerar que nos constituímos sujeitos por variados processos educativos, aponta para a grande importância das redes sociais, dentre elas o Twitter, como poderosas maquinarias de produção de sujeitos, corpos e sexualidades em nossos dias; uma produção que acontece por meio da circulação de discursos e enunciados que a profusão de formas de interação entre sujeitos que o Twitter e as redes sociais, de maneira geral, possibilitam. |
Abstract: | This thesis, produced in collaboration with PPGE/Faced/UFJF in the research field of Discourse, Practices, Ideas, and Subjectivities in Educational Processes, is the unfolding of a research work aimed at problematizing the way medicalizing discourses mark the Western society and cross the construction of male homosexuality in nowadays. The problematizations presented in this thesis are conducted by the Foucauldian consciderations that discourses about sex and sexuality occupy a central role in the production of subjects in Western society, that is, are found in sex "the most secret and profound truths of the individual", and this production of subjects is influenced by medicalization. Using as references the possibilities of analysis of some post-critical theorizations, including gender studies and cultural studies, from post-structuralist perspectives, queer studies, and it approuches with Foucauldian studies inspire, this study used the concept of medicalization to refer to an undefined and crescent process that, nowadays, transfers to the biomedical and phamaceutical science powers those are beyond the treatment of diseases, disorders, or bodily discomforts, in other words, a power that extends to all life. Using as the research field statements from individuals participating in Twitter, this study investigates and, seeks to update, how a construct of abnormality and illness has been (and continues to be) constructed regarding sexual and affective practices between individuals of the same gender. To this end, we invested in discourse analysis inspired by Foucault to problematize the discourses that are presents, through medicalization, contribute to the formation of homosexuality, aiming to examine how certain discourses function as strategic instruments for the normalization of society, particularly shaping the behaviors and conduct of certain male homosexual bodies. With the proposed objectives, this work highlights the significant role of social networks, including Twitter, as powerful machinery for the production of subjects, bodies, and sexualities in contemporary times, a production that occurs through the circulation of discourses and statements facilitated by the proliferation of interaction forms among individuals provided by Twitter and social media platforms in general. |
Palavras-chave: | Medicalização Produção de homossexualidades Estudos de gênero e sexualidade Processos educativos Redes sociais Medicalization Construction of homosexuality Gender and sexuality studies Educative process Social media |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15602 |
Data do documento: | 13-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons