Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15541
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliocesarpontesdefigueiredo.pdf5.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da pressão atmosférica
Autor(es): Figueiredo, Julio César Pontes de
Primeiro Orientador: Mel, Wilson de Souza
Membro da banca: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Membro da banca: Soares, Thales Costa
Resumo: É apresentado neste trabalho a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como metodologia para aula de Física. Nela são explanadas questões inseridas no tema de pressão atmosférica, empregando o uso da história da física e histórias em quadrinhos, juntamente com experiências de baixo custo, visando a promoção de aulas mais contextualizadas, diminuir a distância entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos de Física, possibilitando o desenvolvimento da visão crítica do aluno em relação à ciência e à construção do conhecimento científico. Foi elaborada uma sequência de ensino baseada nos 8 passos da UEPS e aplicada a uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada. Com o objetivo de avaliar a efetividade da proposta, foram coletados dados referentes às interações dos estudantes no desenvolvimento UEPS e às atividades realizadas, dentre elas questionários aplicados no início e no término da UEPS. Constatamos a efetividade da proposta organizada como UEPS. tanto pela análise da participação e interações dos estudantes, quanto pelo alto índice de acerto nas respostas aos questionários.
Abstract: This work presents the use of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) as a methodology for a Physics class. It explains issues related to atmospheric pressure, using the history of physics and comics, together with low-cost experiences, aiming to promote more contextualized classes, reduce the distance between the students' daily lives and the contents of Physics, enabling the development of the student's critical view in relation to science and the construction of scientific knowledge. A teaching sequence based on the 8 steps of UEPS was elaborated and applied to a class of the 2nd year of high school in a private school. In order to evaluate the effectiveness of the proposal, data were collected regarding the interactions of students in the development of UEPS and the activities carried out, including questionnaires applied at the beginning and end of UEPS. We verified the effectiveness of the proposal organized as UEPS. both for the analysis of the participation and interactions of the students, and for the high rate of correct answers to the questionnaires.
Palavras-chave: Pressão hidrostática
História em quadrinhos
História da física
Experimentos de baixo custo
Ensino de física
Hydrostatic pressure
Comics
History of physics
Low cost experiments
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15541
Data do documento: 1-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons