https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15538
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thaisaparecidaemidio.pdf | 295.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3922174218234114 | pt_BR |
dc.creator | Emidio, Thais Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | Lattes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T11:37:56Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03 | - |
dc.date.available | 2023-07-06T11:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15538 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to identify the main challenges for the implementation of a school education plan in the prison reality. Addressing the current educational offer in prison institutions and the public actions developed there from the perspective that it is necessary to break the invisibility of the issue of prison education. Noting also that education in prisons fulfills two main roles in particular: education itself and resocialization. Having as a justification the social exclusion in the country we live in, and it is ignored that the prison population in Brazil is formed mainly by young, poor, black and brown people, with low education, unemployed or in the informal market who live on the margins of society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar quais os principais desafios para a implementação de um plano de educação escolar na realidade carcerária. Abordando a atual oferta educacional nas instituições prisionais e as ações públicas ali desenvolvidas sob a ótica de que se faz necessário quebrar a invisibilidade da questão da educação prisional. Observando também que a educação nas prisões cumpre em especial dois papéis principais: a educação propriamente dita e a ressocialização. Tendo como justificativa à exclusão social no país em que vivemos, sendo que é ignorado que a população carcerária no Brasil é formada principalmente por jovens, pobres, negros e pardos, com baixa escolaridade, desempregados ou no mercado informal que vivem à margem da sociedade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação prisional | pt_BR |
dc.subject | ressocialização | pt_BR |
dc.subject | direitos | pt_BR |
dc.subject | Prison education | pt_BR |
dc.subject | rehabilitation | pt_BR |
dc.subject | rights | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação prisional no Brasil: a educação como direito e instrumento de ressocialização dos detentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License