Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15516
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrieladeoliveirasilva.pdf705.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras no ensino de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Gabriela de Oliveira
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Tomé, Neila Maria de Almeida
Membro da banca: Souza, Ronaldo Antônio de
Resumo: Trabalhar como jogos e brincadeiras no ensino de matemática dos anos iniciais pode romper com a imagem negativa da matemática ser uma disciplina muito difícil e traumática para muitos alunos. Esta pesquisa investigou como jogos e brincadeiras podem contribuir com as aprendizagens dos alunos nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em que analisou o trabalho foi desenvolvido com crianças do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Antônio Ferreira Martins, localizada na cidade de Maripá de Minas. Uma escola pública que se preocupa com o aprendizado dos alunos e, por isso, investe fortemente em metodologias ativas. O trabalho foi desenvolvido no Projeto de Tempo Integral da escola, onde trabalhei como monitora de matemática ao longo de três anos. A análise dos dados evidenciou que o trabalho teve uma nova forma de contextualizar a matemática para os estudantes, dinamizando as aulas e facilitando o processo de ensino-aprendizagem, bem como a interação entre professor-aluno. Também apresentou resultados importantes a começar pela motivação e pelo envolvimento dos alunos durante as aulas tornando a aula mais participativa em que se tem o diálogo das crianças e permite que aprendam os conceitos de forma muito prazerosa, alcançando-se assim o objetivo de participação nas aulas e o diálogo entre professor e aluno. Por fim, as crianças puderam aprender brincando com todos os jogos e brincadeiras que, se bem elaborados e planejada sua utilização, podem ser de muito aprendizado para as crianças.
Abstract: Working with games and playing in the teaching of mathematics in the early years can break with the negative image of mathematics as a very difficult and traumatic subject for many students. This research investigated how games and playing can contribute to students' learning in mathematics classes in the early years of elementary school. Therefore, a qualitative research was developed in which the work was developed with children from the first to the fifth year of the Municipal School Antônio Ferreira Martins, located in the city of Maripá de Minas. A public school that cares about student learning and, therefore, invests heavily in active methodologies. The work was developed in the School's Full Time Project, where I worked as a math monitor for three years. Data analysis showed that the work had a new way of contextualizing mathematics for the students, streamlining the classes and facilitating the teaching-learning process, as well as the interaction between teacher and student. It also presented important results, starting with the motivation and involvement of the students during the classes, making the class more participatory in which the children dialogue and allow them to learn the concepts in a very pleasant way, thus achieving the objective of participation in the classes. and the dialogue between teacher and student. Finally, the children were able to learn by playing with all the games and games that, if well designed and planned for use, can be of great learning for the children.
Palavras-chave: Matemática
Jogos
Brincadeiras
Anos Iniciais
Mathematics
Games
Playing
Early years
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15516
Data do documento: 22-Mai-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons