Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15501
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardovicentedacunhajunior.pdf6.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O texto na aula de história e a formação do leitor no ensino fundamental
Author: Cunha Júnior, Ricardo Vicente da
First Advisor: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Referee Member: Alvim, Yara Cristina
Referee Member: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as práticas de leitura empreendidas nas aulas de história, partindo do pressuposto de que o ensino de leitura é tarefa de todas as áreas do conhecimento. Nesse sentido, parte do princípio de que a atividade de leitura demanda especificidades no interior de cada disciplina com vistas a promover a aprendizagem dessa prática. As reflexões desta pesquisa buscam relacionar a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, que evidencia a centralidade da linguagem nas relações sociais estabelecidas dialogicamente entre sujeitos, com autores do campo da história e do ensino de história. Para tanto, dois procedimentos metodológicos foram adotados: o estudo bibliográfico das produções acadêmicas acerca do tema do ensino de leitura na aula de história e a análise de interações realizadas no âmbito do Ensino Remoto Emergencial em três anos distintos do ensino fundamental 4º, 5º e 6º -, em uma escola pública federal, visando identificar como a leitura nas aulas de história eram realizadas. À luz do referencial teórico da filosofia da linguagem, buscamos analisar as relações dialógicas estabelecidas no âmbito da plataforma digital com vistas a compreender o que caracteriza um texto de história a partir da sua apropriação nas aulas desse componente curricular e quais aspectos que caracterizam a mediação docente na promoção da leitura de textos de diferentes gêneros nas aulas de história, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Abstract: This dissertation aims to analyze the reading practices undertaken in history classes, based on the assumption that teaching reading is a task for all areas of knowledge. In this sense, it assumes that the activity of reading demands specificities within each discipline in order to promote learning to read. The reflections of this research seek to relate Mikhail Bakhtin's philosophy of language, which highlights the centrality of language in social relations dialogically established between subjects, with authors from the field of history, especially those who focus on the concept of historical consciousness and history teaching . To this end, two methodological procedures were adopted: a bibliographic study of academic productions on the subject of teaching reading in history classes and an analysis of interactions carried out within the scope of Emergency Remote Teaching in three different years - 4th, 5th and 6th -, in a federal public school, aiming to identify how reading in history classes was carried out. In the light of the theoretical framework of the philosophy of language, we seek to analyze the dialogical relationships established within the scope of the digital platform in order to understand what characterizes a history text from its appropriation in the classes of this curricular component and which aspects characterize the mediation of the teacher in promoting the reading of texts of different genres in history classes, in the early and final years of elementary school.
Keywords: Ensino de história
Ensino de leitura
Filosofia da linguagem
History teaching
Reading teaching
Philosophy of language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15501
Issue Date: 23-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons