https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1547
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edvaniadelanamoraisandrade.pdf | 674.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação continuada dos diretores escolares no contexto da política pública das avaliações externas |
Autor(es): | Andrade, Edvania de Lana Morais |
Primeiro Orientador: | David, Marcus Vinicius |
Membro da banca: | Burgos, Marcelo Baumann |
Membro da banca: | Tavares, Fernando |
Resumo: | O presente Plano de Ação Educacional, atividade final do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, tem como objetivo geral investigar o processo de formação continuada oferecido aos diretores escolares, no âmbito da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, analisando se esse processo tem propiciado o desenvolvimento das competências técnicas necessárias à apropriação dos dados das avaliações externas no contexto escolar. Nesse caso, as avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (PROEB) e do Programa de Avaliação da alfabetização (PROALFA), programas esses que integram o Sistema Mineiro de Avaliação (SIMAVE). Para tal, considerar-se-á a formação continuada implementada através do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTAO), bem como as demais organizadas pela própria SRE de Coronel Fabriciano. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos referentes a esses programas, entrevistas semiestruturadas (com Coordenadores Regionais do PROGESTAO, Coordenadores Regionais das Avaliações Externas, Analistas Educacionais e Diretores Escolares) e a observação de momentos de formação continuada dos diretores escolares. O respectivo trabalho foi acompanhado por levantamento e estudo de referencial teórico, bem como de pesquisas alusivas às novas demandas e desafios dos diretores escolares frente à política pública de avaliação externa, visto ser esse ator o coordenador dessas avaliações no âmbito escolar. Tal pesquisa bibliográfica baseou-se em autores como Lück, Burgos, Canegal, Brooke, Machado, Carvalho, Souza que trazem significativas contribuições para o entendimento das temáticas abarcadas nesse estudo. Os dados evidenciados apontam a necessidade de aperfeiçoamento do processo de formação continuada dos diretores, pois a utilização dos resultados das avaliações externas ainda revela-se incipiente. Destarte, apresenta-se uma proposta de formação continuada a ser implementada para os diretores da regional de Coronel Fabriciano, no ano de 2013, buscando superar os entraves vivenciados no que tange as competências ligadas à gestão de resultados educacionais. |
Abstract: | The current Action Education Plan, final stage of the professional Master’s degree in Management and Evaluation of Public Education, has as main goal to investigate the process of continuous training offered to head teachers, in the scope of SRE (Regional Superintendence of Teaching) from Coronel Fabriciano, analyzing whether this process has been promoting the development of technical skills necessary for data collection of external evaluations within scholar context. In this case, the evaluations of PROEB (Basic Education’s Public System Evaluation Program) and PROALFA (Literacy Evaluation Program), which are programs that are part of SIMAVE (Minas Gerais’ Evaluation System). For so, the continuous training is considered implemented through PROGESTAO (School Managers’ Online Capacity Program), as well as the others organized by the SRE from Coronel Fabriciano. The research methodology used was the analysis of documents referring to these programs, semi-structured interviews with different regional coordinators and head teachers and observing moments of continuous training of head teachers. Such work was accompanied by raising and study of a theoretical background, as well as allusive researches to new demand and challenge of head teachers with the public policy of external evaluation, since this is the coordinator of these evaluations in the scope of schools. Such bibliographic research was based on authors such as Lück, Burgos, Canegal, Brooke, Machado, Carvalho, Souza that greatly contribute for the understanding of the themes dealt in this work. The data shown here suggest the need of improvement in the process of continuous training of head teachers, since the use of the results of external evaluations is still inceptive. Hence, a proposal of continuous training is presented to be implemented to the head teachers of Coronel Fabriciano’s regional superintendence in 2013, with the purpose to get over the impediments concerning the competences linked to the management of educational results. |
Palavras-chave: | Formação Continuada Diretor Escolar Avaliação Externa Continuous Training Head Teacher External Evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1547 |
Data do documento: | 31-Out-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.