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Clase: Dissertação
Título : Modelagem do fenômeno de flutter via CFD: aplicação a estrutura da ponte Great Belt east
Autor(es): Araújo, Alexandre Miguel Silva
Orientador: Hallak, Patricia Habib
Miembros Examinadores: Barbosa, Flávio de Souza
Miembros Examinadores: Queiroz, Rafael Alves Bonfim de
Resumo: Estruturas esbeltas, como pontes de grandes vãos, tendem a apresentar maior sensibilidade aeroelástica, o que influencia diretamente no projeto desde a sua concepção. O fenômeno de flutter deve ser criteriosamente avaliado, pois pode levar essas estruturas ao colapso. Para sua obtenção e análise pode-se empregar a Fluidodinâmica Computacional (CFD), que está em constante evolução e é cada vez mais utilizada pelos pesquisadores para obter resultados confiáveis através de métodos numéricos. Neste estudo, apresenta-se uma metodologia em CFD para obter os coeficientes de flutter, por meio de vibrações forçadas em corpos imersos em um meio fluido. Duas abordagens são analisadas. Na primeira (8COEF), impõem-se movimentos em torção e flexão à estrutura. Na segunda, realizam-se simulações no modo de torção e, por meio de Equações Lineares (EL), obtém-se os coeficientes do movimento de flexão, resultando assim no conjunto completo dos oitos coeficientes de flutter. O estudo é aplicado na seção transversal do tabuleiro da Ponte Great Belt East (GBEB), localizada na Dinamarca. Para o caso estático, em uma abordagem 2D, foram feitas simulações, a fim de obter os valores médios dos coeficientes aerodinâmicos de arrasto (𝐶𝑑), de sustentação (𝐶𝑙) e de momento (𝐶𝑚), além do Número de Strouhal (𝑆𝑡), adotando-se quatro esquemas de divergência de Gauss: QUICK, upwind, linear upwind e limited linear. Para o caso dinâmico, também em uma abordagem 2D, foram feitas simulações para obter os coeficientes de flutter. Em seguida, estimou-se a velocidade crítica de flutter, empregando as abordagens 8COEF e a EL. As simulações foram realizadas em regime de escoamento turbulento com 𝑅𝑒 105 , com o emprego da abordagem RANS (Reynolds Averaged Navier-Stokes), utilizando os modelos de turbulência k-𝜔 SST e k-𝜔 SSTLM para estabelecer uma análise comparativa. O OpenFOAM® foi utilizado para realizar as simulações computacionais apresentadas neste estudo e também na solução das Equações de Navier-Stokes para um fluido incompressível. Nota-se que os resultados estimados com as EL foram eficazes quando comparados com os da 8COEF, porém a um menor custo computacional. Por fim, todos os resultados foram validados com estudos numéricos e experimentais disponíveis na literatura.
Resumen : Slender structures, such as large-span bridges, tend to have greater aeroelastic sensitivity, which directly influences the project from its conception. The flutter phenomenon must be carefully evaluated, as it can lead these structures to collapse. To obtain and analyze it, Computational Fluid Dynamics (CFD) can be used, which is constantly evolving and is increasingly used by researchers to obtain reliable results through numerical methods. In this study, a CFD methodology is presented to obtain the flutter coefficients, through forced vibrations in bodies immersed in a fluid medium. Two approaches are analyzed. In the first (8COEF), torsion and flexion movements are imposed on the structure. In the second, simulations are carried out in the torsion mode, and, through Linear Equations (LE), the coefficients of the flexion movement are obtained, thus resulting in the complete set of eight coefficients of flutter. The study is applied to the transverse section of the deck of the Great Belt East Bridge (GBEB), located in Denmark. For the static case, in a 2D approach, simulations were performed in order to obtain the average values of the aerodynamic coefficients of drag (𝐶𝑑), lift (𝐶𝑙) and moment (𝐶𝑚), in addition to the Strouhal Number (𝑆𝑡), adopting four Gauss divergence schemes: QUICK, upwind, linear upwind and limited linear. For the dynamic case, also in a 2D approach, simulations were performed to obtain the flutter coefficients. Then, the critical flutter velocity was estimated using the 8COEF and LE approaches. The simulations were carried out in a turbulent flow regime with 𝑅𝑒 105 , using the RANS approach (Reynolds Averaged Navier-Stokes), using the models of k-𝜔 SST and k-𝜔 SSTLM turbulence to establish a comparative analysis. OpenFOAM® was used to perform the computational simulations presented in this study and also to solve the Navier-Stokes Equations for an incompressible fluid. It is noted that the estimated results with the LE were effective when compared to the 8COEF but at a lower computational cost. Finally, all results were validated with numerical and experimental studies available in the literature.
Palabras clave : Ponte Great Belt east
Fluidodinâmica computacional
Esquemas divergentes
Coeficientes de flutter
Great Belt east bridge
Computational fluid dynamics
Divergence schemes
Flutter derivatives
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15436
Fecha de publicación : 15-feb-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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