https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15390
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
naiaramarquesdebritto.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A construção de sujeitos ilegais: contextualização histórica da Justiça juvenil no Brasil e análise do perfil dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na comarca de Juiz de Fora |
Autor(es): | Britto, Naiara Marques de |
Orientador: | Rodrigues, Ellen Cristina Carmo |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Amanda Muniz |
Miembros Examinadores: | Rezende, Wagner Silveira |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a coleta de dados demonstrativos da situação da comarca de Juiz de Fora no que diz respeito ao perfil dos adolescentes - naturais de Juiz de Fora - que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora. O objetivo é que, a partir da coleta de dados, seja feita análise acerca do contexto socioeconômico em que estão inseridos esses jovens, relacionando as especificidades do desenvolvimento social e econômico e da política criminal da cidade de Juiz de Fora com o encarceramento de seus adolescentes e com a evolução da Justiça Juvenil no Brasil. Para tanto, sob a perspectiva metodológica, foram feitas entrevistas estruturadas junto ao Centro Socioeducativo de Juiz de Fora através da aplicação de um questionário. A partir dos dados coletados, analisa-se, dos adolescentes naturais de Juiz de Fora, em cumprimento de medida socioeducativa de internação seus perfis étnico-racial e socioeconômico. A análise sugere a existência de uma tendência: a de que os adolescentes tidos como irregulares são, eminentemente, um retrato da juventude pobre e negra alvo historicamente preferencial de criminalização na sociedade brasileira. Dos achados da pesquisa, sugere-se a retratação de uma categoria socialmente construída, que apresenta raça, e classe, como seus principais pilares: a categoria de sujeitos ilegais. |
Resumen : | The following work presents the data demonstrating the situation of Juiz de Fora regarding the profile of it´s young people - with restricted freedom in the Socio-educational Center of Juiz de Fora. The objective is to analyze the socioeconomic context in which these adolescents are inserted, from the data collection, correlating the specificities of social and economic development and the criminal policy of the city of Juiz de Fora with the incarceration of its adolescents and with the historical evolution of Juvenile Justice in Brazil. To this end, from a methodological perspective, structured interviews were carried out with the Socio-Educational Center of Juiz de Fora through a questionnaire. Based on the data collected were analyzed the ethnic-racial and socioeconomic profiles of adolescents born in Juiz de Fora who are serving a socio-educational measure of internment. The analysis suggests the existence of a tendency: that adolescents considered irregular are, eminently, a portrait of poor and black youth, historically the preferred target of criminalization in Brazilian society. From the research findings, it is suggested the portrayal of a socially constructed category, which presents race and class as its main pillars: the category of illegal subjects. |
Palabras clave : | Juiz de Fora Justiça juvenil Criminalização Juventude negra Juiz de Fora Juvenile justice Criminalization Black youth |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Direito |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15390 |
Fecha de publicación : | 10-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons