https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1537
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rubiamaraschattner.pdf | 852.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação em dois momentos nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola eficaz |
Author: | Schattner, Rúbia Mara |
First Advisor: | David , Marcus Vinícius |
Referee Member: | Soares Neto, Joaquim José |
Referee Member: | Machado, Márcia Cristina da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva delinear uma situação de gestão escolar, em que a escola apresenta um resultado de continuidade na evolução dos resultados em duas avaliações e em momentos distintos, situação essa que se diferencia das demais escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Governador Valadares. Apesar de não ser uma pesquisa longitudinal, os dados analisados foram de uma avaliação longitudinal dos resultados obtidos pela escola, ou seja, analisou-se o resultado dos alunos no 3º ano no PROALFA, edições de 2007 e 2008, comparando-os com os resultados do PROEB, das edições 2009 e 2010. Para discussão do caso utilizou-se de metodologias qualitativas e quantitativas, por meio de entrevista com a gestora, aplicação de questionário aos docentes, reunião para apresentação dos resultados da escola e análise documental, fazendo um paralelo com os dados obtidos e com os aportes teóricos que discorrem sobre gestão e escola eficaz. Após a pesquisa de campo conclui-se que o sucesso da escola, tornando-a uma escola eficaz, perpassa como a gestão conduz o planejando e executa as ações de intervenções pedagógicas, garantindo a aprendizagem de seus alunos. Mediante o que foi observado dessa gestão, foi proposto um guia de planejamento da intervenção, levando-se em conta quatro momentos para o planejamento: diagnóstico inicial da escola; planejamento das intervenções; monitoramento e avaliação das ações e o replanejamento. |
Abstract: | This research intends to outline a matter of school management, in which the school presents a result of continued evolution of results in two evaluations and in distinct moments, in a situation that sets it apart from the other schools pertaining to the Regional Superintendence of Governador Valadares. Although it was not a longitudinal research, the data analyzed were of a longitudinal evaluation of the results obtained by the school, that is, we analyzed the result of the third grade students at PROALFA, in 2007 and 2008 , comparing them to the results at PROEB, in 2009 and 2010. In order to discuss the case we applied qualitative and quantitative methodologies, by means of interview with the principal, survey among the teachers, meeting to display the school’s results and document analysis, connecting the data obtained to the theoretical support which discusses school management and efficacy. After the field research we have concluded that the school’s success in becoming an efficient school, relates to how the management plans and executes actions of the pedagogical intervention, guaranteeing its students learning. By means of what was observed in this matter, we have proposed a guide of intervention planning, taking into consideration four moments of planning: initial diagnosis of the school; intervention planning; monitoring of the actions and replanning. |
Keywords: | Gestão Escolar Escola Eficaz Planejamento da Intervenção School management Efficient school Intervention planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1537 |
Issue Date: | 30-Oct-2012 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.