Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15366
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marluciacorreasoares.pdf1.94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Percepções das professoras do município de Juiz de Fora que participaram do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil 2021/2022 sobre suas práticas com a linguagem oral, leitura e escrita e as condições institucionais em que se dão essas práticas
Autor(es): Soares, Marlúcia Corrêa
Orientador: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Miembros Examinadores: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Miembros Examinadores: Nunes, Maria Fernanda Rezende
Resumo: Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, versa sobre uma pesquisa que tem como objetivo compreender as percepções das professoras do município de Juiz de Fora que participaram da formação Leitura e Escrita na Educação Infantil 2021/2022 sobre as práticas com a linguagem oral, leitura e escrita e as condições institucionais em que ocorreram essas práticas . O estudo está assentado na perspectiva histórico-cultural, notadamente no pensamento de Mikhail Bakhtin e Lev Vigotski, para a qual o ser humano se constitui na e pela linguagem. Os dados foram produzidos por meio de um questionário aplicado às professoras da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental durante o ingresso na formação. O questionário foi composto de trinta e seis questões fechadas abarcando os dados sobre formação e etapa de atuação das professoras, práticas docentes antes e durante a pandemia e condições institucionais em que essas práticas ocorreram. Foram respondidos 142 questionários. Analisaram-se as questões que estavam diretamente relacionadas com os dados sobre as professoras (formação e etapa de atuação), sobre as práticas de linguagem oral, leitura e escrita e sobre as condições institucionais. Os resultados revelaram que 60% das respostas ao questionário foram realizadas pelas professoras de Creche. Em relação à formação, verificou- se que cerca de 1/3 das professoras da Creche possui formação em nível médio. As práticas deleitura e escrita estão presentes nas Creches e nas escolas nas formas de contação de histórias, leitura de livros de histórias e contato com situações de escrita. Durante a suspensão das atividades presenciais, as atividades impressas foram predominantes no Ensino Fundamental etiveram alta frequência na Pré-Escola. Já nas Creches, as respostas revelaram que as brincadeiras por meio de encontros remotos síncronos ocorreram com mais frequência do que nos outros segmentos. No que tange às condições institucionais em que as práticas com linguagem oral, leitura e escrita ocorreram, as professoras das creches responderam que, na insitituição onde atuam, existe, na sala de atividades, diversidade de livros informativos, de literatura e de outros materiais de leitura para uso dos bebês e das crianças. Espera-se queesse estudo dê subsídios para a construção de propostas de formação de professoras da Educação Infantil que possibilitem a ampliação de conhecimentos e a reflexão sobre as práticas docentes, principalmente relacionadas ao acesso dos bebês e das crianças à cultura escrita, às professoras como leitoras e mediadoras de leitura e ao importante papel da literatura na humanização de bebês, crianças, professoras e famílias.
Resumen : This dissertation, which is linked to the line of research Discourse, Practices, Ideas and Subjectivities in the Educational Processes, from the post graduation Program in Education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, deals with a research that aims to understand the perceptions of the teachers of the city of Juiz de Fora who participated in the formation process called Reading and Writing in Infantile Education in 2021/2022 about the practices with oral language, reading and writing and the institutional conditions. The study is based on the historical-cultural perspective, notably in the studies of Mikhail Bakhtin and Lev Vygotsky, to whom the human being is constituted in and by language. Data were produced using a questionnaire applied to kindergarten and 1st year teachers of the Fundamental Education when entering the formation process. The questionnaire was composed of thirty-six questions encompassing data about the formation of the teachers and their acting, the teaching practices before and during the pandemic and institutional conditions where these practices took place. 142 questionnaires were answered. The analisis was performed in the questions directly related to the data about the teachers (training and acting), oral language, reading and writing practices and the institutional conditions. The results revealed that 60% of the responses to the questionnaire were carried out by Kindergarten teachers. Regarding training, approximately 1/3 of the teachers in Kindergarten have secondary education. The practices of reading and writing are present in kindergartens and preschools in the form of storytelling, reading of storybooks and contact with writing situations. During the suspension of presential activities, printed activities were predominant in the Elementary School and were consistentin Pre-School. In kindergartens, the answers revealed that games through synchronous remote encounters occurred more often than in schools. Regarding the institutional conditions where the practices with oral language, reading and writing occured, the Kindergarten teachers responded that in the the activity rooms of the Institutions where they work there is a diversityof informational books, literature books, and other reading materials for the use of the infants and children. It is hoped that this study will be able to subsidize the construction of proposals for the proper training of Infantile education teachers that will enable the expansion of knowledge and reflection over the teaching practices, mainly providing access to babies and children to the written culture, to the teachers as readers and reading mediators and the important role of literature in the humanization of babies, children, teachers and families.
Palabras clave : Formação de professoras
Leitura e escrita
Educação infantil
Teacher training
Reading and writing
Infantile education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15366
Fecha de publicación : 19-ene-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons