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Tipo: Dissertação
Título: Estatística no ensino fundamental e médio: resoluções de questões utilizando o geogebra e planilhas eletrônicas
Autor(es): Barbosa, Douglas
Primeiro Orientador: Casagrande, Rogério
Membro da banca: Louza Junior, Nelson Dantas
Membro da banca: Souza, Gilcélia Regiane de
Resumo: Este trabalho propõe a utilização de ferramentas tecnológicas para a resolução de exercícios de estatística descritiva. Como uma proposta de um método de ensino e aprendizagem, por meio dos softwares GeoGebra e LibreOffice Calc, foram resolvidos exercícios selecionados, e em alguns casos apresentando a sua representação geométrica e gráfica e a integração com outros conteúdos de forma interdisciplinar. As ferramentas tecnológicas possuem recursos que auxiliam na compreensão dos conceitos de estatística, assim como a visualização dos mesmos, e essa facilidade foi um dos diferenciais para utilizá-las na proposta de resolução dos exercícios. Em cada exercício, inicialmente foi resolvido o que o enunciado solicitava e, após a resolução, foi ampliado a discussão do mesmo, por meio de outros questionamentos relacionados, apresentação de forma gráfica do resultado ou inter-relacionando com outros conteúdos. Utilizando-se de gráficos dispostos na mídia para análise, foi proposto a sua revisão para a análise inicial e posterior correção com as informações mais claras e informativas. Verifica-se que as ferramentas tecnológicas possuem uma variedade de opções que podem facilitar o entendimento dos conceitos de estatística descritiva. A apropriação pelos professores desse método de ensino e aprendizagem contribui para a inclusão dos alunos no processo de análise dos resultados, na apresentação e no questionamento dos dados pesquisados.
Abstract: This work proposes the use of technological tools to solve descriptive statistics exercises. As a proposal for a teaching and learning method, using GeoGebra and LibreOffice Calc softwares, selected exercises were solved, and in some cases presenting their geometric and graphic representation and the integration with other contents in an interdisciplinary way. The technological tools have resources that help in understanding the concepts of statistics, as well as their visualization, and this facility was one of the differentials for using them in the proposed resolution of the exercises. In each exercise, what the statement requested was initially resolved and, after the resolution, the discussion of the same was expanded, by means of other related questions, graphical presentation of the result or interrelation with other contents. Using graphs displayed in the media for analysis, it was proposed to revise it for the initial analysis and subsequent correction with clearer and more informative information. It is verified that the technological tools have a variety of options that can facilitate the understanding of the concepts of descriptive statistics. The appropriation by teachers of this teaching and learning method contributes to the inclusion of students in the process of analysis of results, in the presentation and questioning of researched data.
Palavras-chave: Estatística descritiva
Ensino e aprendizagem
Ferramentas tecnológicas
GeoGebra
Descriptive statistics
Teaching and learning
Technological tools
GeoGebra
Libreoffice calc
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15360
Data do documento: 7-Mar-2023
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